sábado, junho 17, 2023

O Sul a Norte

Os dirigentes políticos africanos deviam ter perfeita consciência de que a sua missão de paz para a Ucrânia estava condenada ao fracasso. Mas foi importante que o Sul, excluído em regra dos arranjos do mundo, desse uma nota coletiva de afirmação e vontade política.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

foi importante que o Sul desse uma nota coletiva de afirmação e vontade política

Não se trata apenas de uma "nota de vontade política". Trata-se também de um problema existencial. A Rússia é o maior produtor mundial de trigo, tendo ultrapassado largamente os EUA há já alguns anos, e aumentando a sua produção de ano para ano (no que é ajudada pelo aquecimento global, que faz com que se possa cultivar trigo cada vez mais a norte, e já não somente no sul do país). A África é a parte do mundo em que a população cresce mais velozmente. A África (não todos os países claro) é muito dependente do trigo produzido na Rússia e na Ucrânia, e também precisa desesperadamente dos fertilizantes azotados produzidos (a partir de gás natural, pelo processo químico Haber-Bosch) na Rússia.

Luís Lavoura disse...

a sua missão de paz para a Ucrânia estava condenada ao fracasso

Todas as missões de paz estão condenadas ao fracasso enquanto os EUA, que são quem manda na Ucrânia, continuarem a proibi-la de aceitar a paz.

Francisco disse...

Não conheço pessoalmente o Luís Lavoura, mas tiro-lhe o chapéu, especialmente no que ao seu segundo comentário diz respeito. Concisão e clareza, são sempre objecto da minha admiração.

Nuno Figueiredo disse...

pointless.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...