sábado, junho 24, 2023

A aventura Wagner

 


7 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Bom dia! Parece que, quem sabe jogar Xadrez, leva sempre a melhor, agora vamos ver se o "regime change" não vai ser noutro lado, ali para as bandas de Kiev. :-)

Anónimo disse...

Desde o princípio que me pareceu um golpe sem pernas para andar, que eu comparo à tentativa de spinolistas do golpe das Caldas em Março de 1974!

Anónimo disse...

Tudo não passou de um fait diver. Naturalmente, a instrumentalizada imprensa ocidental já começou a delirar imaginando o fim de Putin e por junto a derrota da Rússia.
Nada disto terá qualquer impacto interno na Rússia e muito menos na guerra.
E a partir de Janeiro de 2025, com um muito provável Presidente norte-americano em Washington, as coisas irão mudar...para os lados de Kiev, que tem sido um sorvedouro de dinheiro, entre armas, sobretudo, e ajudas financeiras, que alguém terá de pagar, um dia (os contribuintes ocidentais).

Anónimo disse...

Correcção: muito provável Presidente norte americano Republicano.

Joaquim de Freitas disse...


Lúcio Ferro disse...
Bom dia! Parece que, quem sabe jogar Xadrez, leva sempre a melhor, agora vamos ver se o "regime change" não vai ser noutro lado, ali para as bandas de Kiev.

Creio que Lúcio Ferroleu Biden... No sábado, o presidente Biden disse que não facilitaria a adesão da Ucrânia à NATO, acrescentando que o país em guerra com a Rússia deve atender aos requisitos de adesão,para se tornar membro da NATO.


“Eles têm que atender aos mesmos padrões. Portanto, não vou facilitar”, disse Biden a repórteres. “Acho que eles fizeram tudo certo para demonstrar a sua capacidade de coordenação militar, mas há toda a questão da segurança do seu sistema. É incorrupto? Atende a todos os padrões? Todas as outras nações da OTAN o fazem. »

Embora os cobrisse com belas palavras, a União Europeia deu à Ucrânia uma perspectiva negativa semelhante :
"Um relatório da UE sobre a candidatura da Ucrânia à adesão diz que Kiev cumpriu até agora dois dos sete requisitos para iniciar negociações formais de adesão à UE.

Joaquim de Freitas disse...


Nao sei se se pode compara como Golpe das Caldas, mas Prigozhin ganhou o Premio do Melhor Golpe de Estado...e não tardou a meter-se à sombra sob o parasol de Loukachenko, na Bielorrússia ! Estava com pressa!.

Um artigo do Washington Post publicado na noite de 24 de Junho, após o fracasso do golpe de Prigozhin, e intitulado "Espiões americanos souberam em meados de Junho que Prigozhin estava planejando uma acção armada na Rússia".
E ACREDITA QUE PUTIN TAMBÉM HAVIA SIDO AVISADO PELO MENOS 24 HORAS ANTES.

Saberemos um dia porque este « herói » de Bakhmout foi fazer uma tal jogada na zona de penalty?

Quem lhe prometeu que as portas de Moscovo estariam escancaradas à sua chegada? Como tinham rometido a Bush que os GI's seriam recebidos com flores em Bagdade?

Viram que nem o exército nem os administradores regionais se moveram durante os dois dias (os obstáculos que Wagner encontrou foram resultado de iniciativas pessoais)?

PUTIN É UM GRANDE CHEFE DE ESTADO E NÃO É SENIL. É MESMO MUITO INTELIGENTE. PUTIN, É UM AGENTE SECRETO. ELE SABIA E SABE. ELE CONHECE A MUSICA TODA … PUTIN E OS SEUS CHEFES DE INTELIGÊNCIA SABEM O QUE O OCIDENTE ESTÁ A TENTAR FOMENTAR NA RÚSSIA DESDE HÁ MUITO.
PUTIN NUNCA ESTÁ ONDE SE ESPERA QUE ELE ESTEJA, E ESSA É A SUA FORÇA.

De qualquer maneira, PRIGOJINE FEZ UMA JOGADA PRÓXIMO DA ZONA DE PENALTY, - DA QUAL SAI ENFRAQUECIDO E POSTO FORA DO CAMPO COM UM CARTÃO HUMILHANTE. E VERMELHO !!!

Joaquim de Freitas disse...

Anónimo disse...
Tudo não passou de um fait diver. Naturalmente, a instrumentalizada imprensa ocidental já começou a delirar imaginando o fim de Putin e por junto a derrota da Rússia.

Nao sei em Portugal, mas em França, todos os canais pertencentes aos 9 multimilionàrios que as comandam, copiaram o mesmo discurso: Putin fugiu, Putin enfraqueceu, Putin perdido, Guerra Civil como em 1917, Wagner està quase a chegar a Moscovo, e hoje, raiva mal contida, de nao poder comentar os rios de sangue russo nas ruas de Moscovo.

Para todos estes "jornaleiros" e especialistas militares na reforma, , valia melhor o mercenàrio milionàrio , sem ideologia excepto o dinheiro, sem programa politico, sem organizaçao excepto os mercenàrios , que Putin.

Fazem-me pensar, irresistivelmente, nos franceses com alma de colabos, de 1939, que diziam "antes Hitler que o "Front Populaire" e Estaline", e que gritavam apos o aperto de Mao de Montoire, entre Pétain e Hitler : "Maréchal nous voilà.."

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...