sexta-feira, junho 09, 2023

Rabo de Peixe

Parece que a população da localidade açoreana de Rabo de Peixe não aprecia o modo como é retratada na série homónima na Netflix. A ficção nunca é um retrato ao espelho e aquela produção tem uma ousadia dificilmente compatível com a imagem que aquelas pessoas criaram de si mesmas.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Como é que as pessoas têm tempo para verem séries televisivas, é coisa que me surpreende.
Eu nem sequer faço ideia que raio seja essa série da Netflix.

manuel campos disse...


Sempre achei pateta aquela história de se anunciar um filme ou uma série televisiva como "baseada em factos reais" mas é um facto que funciona muito bem e as pessoas acorrem, quantas vezes me aconselham isto ou aquilo porque é "baseado em factos reais".
Como se tudo não fôsse baseado em factos reais na ficção, claro que tudo aquilo já terá acontecido a alguém, com tanta gente no mundo.
"La réalité dépasse la fiction", sempre e a grande distância.

Foi assim com um sorrizinho no canto da boca que há tempos vi um estudo, feito nos EUA por uma entidade ligada ao cinema, que abrangia umas centenas de filmes "baseados em factos reais" e que concluía que, em média, só cerca de um sexto do que lá se mostrava o era de facto.

Como sempre me pareceu evidente.
Se não ficcionassem os outros cinco sextos belas estopadas seriam, a vida das pessoas não é assim tão interessante a tempo inteiro.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...