sexta-feira, junho 16, 2023

Coisas "sérias"

Alguns amigos têm perguntado por que razão, ao contrário do que acontecia no passado, deixou de haver, por aqui, textos mais ou menos "sérios", seja sobre política externa, seja sobre temáticas nacionais. Ao invés, dizem eles, abundam cada vez mais neste espaço "textículos" curtos, quase caricaturais, pouco profundos e nada argumentativos. Esses amigos sentem hoje a falta de outro tipo de "posts".

Vou tentar explicar o que aconteceu.

Este blogue começou por ser uma espécie de "coluna" de imprensa. Depois, com o tempo, mudei-me para a imprensa propriamente dita: passei a escrever, sucessivamente, no "Diário Económico", no "Jornal de Notícias", no "Jornal de Negócios" e no "Jornal Económico", com colunas regulares. Esses artigos eram reproduzidos, simultaneamente, aqui no blogue. 

A decisão de deixar de escrever em jornais, com regularidade, fez estancar essa fonte principal dos textos "sérios" que alimentavam este blogue. (Não estou minimamente arrependido dessa decisão. Nem imaginam o sossego que tem sido!) 

Às vezes, se acaso me apetece, escrevinho alguma coisa para o site da CNN Portugal, reproduzindo depois por aqui. Outras vezes, a convite ou por amável acolhimento a propostas minhas, voltei a publicar artigos em alguns dos já referidos jornais e também no "Diário de Notícias", no "Observador", no "Novo", no "Público", no "Expresso", na "Visão" e em outros pousos mediáticos, como é o caso de "A Mensagem de Lisboa". Mas são ocasiões pontuais, tanto mais que a minha compulsão para escrever não é muita, nos dias que correm.

Isto significa que, o mais das vezes, este blogue reproduz aquilo que, diariamente, publico no Twitter: textos muito curtos, graçolas, de "rajada", simples na forma e, claro, menos desenvolvidos na argumentação. Além de outras coisas, claro, mais simples ou mais desenvolvidas, à luz da única lógica que, nos dias de hoje, me orienta: o que me apetece! O facto de, por vezes, ir falar a televisões e também manter, desde há mais de dois anos, um "podcast" semanal de cerca de 30 minutos  - em ambos os casos sobre temas internacionais -, esgota a minha atual disponibilidade para a expressão pública regular sobre coisas "sérias". 

Alguma coisa pode vir a mudar? Talvez. A vida "é feita de mudança". Mas, podem crer, do futuro sei tanto como os que me leem...

5 comentários:

afcm disse...

Podendo manter os dois registos, será útil a diferentes públicos.
Se calhar ( digo eu, não sei), ambos merecem...

Francisco Seixas da Costa disse...

Resta saber se tenho tempo...

manuel campos disse...


A partir da idade em que fazemos o que nos apetece e pouco nos ralamos com a opinião dos outros sobre as nossas escolhas, não me parece que alguma coisa possa vir a mudar.

Não é assim que as coisas funcionam, isso só acontece quando a nossa vida sofre mudanças forçadas, quando algo em nós ou à nossa volta nos não deixa escolha nenhuma.

Nota final- Passa das 3 da manhã e eu para aqui com filosofia barata.
Bom resto de noite que é quase manhã.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

E faz muito bem!
Vamos tendo sempre oportunidade para ver, ouvir e ler o Sr. Embaixador falar de "assuntos sérios".

afcm disse...

Tem inteira e absoluta razão, Sr. Embaixador.
O seu tempo e o modo como o frui não é da minha conta.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...