sexta-feira, junho 23, 2023

O outro lado


A direita portuguesa - a direita assumida e que se pensa, não a que se travestiza de "centro-direita" ou de "liberal" - tem, desde há já algum tempo, a sua revista teórica, a "Crítica XXI". O objetivo declarado da iniciativa é combater o que assumem ser a persistente hegemonia das ideias da esquerda.

Só não desejo boa sorte aos diretores da revista, o meu amigo Jaime Nogueira Pinto e o historiador Rui Ramos, porque estaria a ser hipócrita. E eu não sou. Mas dou-lhes uma "ajuda": no meu vício de ler, prioritariamente, as coisas com que não concordo, ainda não perdi um número do "Crítica XXI".

Há dias, ao falar da revista a um amigo, esquerdalho radical e muito crítico das minhas incursões pela escrita dos "talassas" do burgo, ouvi-o comentar: "Devias deixar-te dessas coisas! Fiz agora uma assinatura do "The New Yorker". Aquilo é que são bons textos! A revista dos teus amigos "fachos", para parecer modernaça, devia chamar-se "The Santa Comber"... Teve graça!

4 comentários:

caramelo disse...

É um bocado lamechas, sempre com a coisa de que a esquerda agora domina tudo, etc. E é uma direita um bocado aguada. O António José de Brito, que se dizia o último fascista, malhava forte e feio nesta direita. Mas mesmo os fascistas são um bocado folclóricos e têm a mania que são cruzados, apenas porque fazem uns poemas mais viris. Tenho um prazer um bocado mórbido pela direita radical. Os franceses são ótimos e têm outro nível intelectual. Tenho em casa o Lucien Rebatet, Memórias de Um Fascista. É um equilíbrio difícil a repulsa por aquilo e a admiração pela coragem física e intelectual desta gente.

Luís Lavoura disse...

não a direita] que se travestiza de [...] "liberal" - tem, desde há já algum tempo, a sua revista teórica, a "Crítica XXI"

Curiosamente, precisamente neste número da revista, precisamente o diretor dela, publica um artigo intitulado "O novo liberalismo".

Então afinal o liberalismo da direito é só um travesti, ou também cabe nesta prestigiada revista?

Unknown disse...

O que são, nos dias de hoje, ideias de esquerda democráticas? Há alguma revista teórica dessas ideias? Gostava de ler para confrontar com as de direita.

jorge neves disse...

Para quem já por lá passou, em Portugal actualmente ser de esquerda é exatamente o mesmo que acontecia no "tempo da outra senhora " ser da situação. È o que está a dar.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...