terça-feira, junho 20, 2023

Ronaldo

Cristiano Ronaldo não ia durar sempre. O contraste entre a imagem do jogador que foi no passado e aquilo que hoje pode oferecer em campo é flagrante. Dito isto, o país deve ter um imenso respeito por quem, desde há duas décadas, leva o nome do seu futebol pelo mundo.

11 comentários:

Unknown disse...

Respeito não significa pôr a jogar um jogador que está em manifesta decadência e não acrescenta nada à equipa. Mas estamos em Portugal...

jorge neves disse...

E há muitos milhões em jogo.

Flor disse...

O Cristiano Ronaldo é mais respeitado lá fora do que no seu país. É lamentável! Há muita inveja á mistura.

Anónimo disse...

Ele próprio reconhece que já não joga como antigamente; o seleccionador tem de o substituir sem medo e pôr a jogar outros mais jovens; a sua prestação foi sofrível, apesar do golo! A ver nos próximos capítulos!

Luís Lavoura disse...

Estou convencido de que ele é posto a jogar na seleção não por motivos desportivos, mas por motivos comerciais. Deve atrair patrocinadores, "likes" ou seja o que fôr, não sei.

A seleção estaria muito melhor se pusessem o Diogo Jota a ponta de lança, tirando Ronaldo dela.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Exatamente, Flor.
Este dobrar de sinos que se vem fazendo desde há uns tempos parece-me de qualquer modo exagerado, naturalmente não pode ter aos 38 a condição que tinha há meia dúzia de anos. O facto de não estar, de todo, incapacitado e de ser uma autoridade mais que justifica a sua importância onde quer que jogue.

marsupilami disse...

Poucos têm a sorte de ter um mito, há anos em curva descendente, que insiste em continuar a marcar o golo da vitória.

Nem Portugal jogou mal por Ronaldo estar em campo, nem iria jogar melhor por ele não alinhar. O Mundial ilustrou isto na perfeição: Suíça e Marrocos. A verdade é que falta ali muito trabalho, pois o jogo flui escorreitamente quando o adversário abranda a pressão, e emperra quando a intensifica. O Ronaldo pode entrar ou não de início, e isso tem uma enorme influência no comentário desportivo. Dentro do campo nota-se menos, à excepção dos golos decisivos. Pormenor?

Carlos Antunes disse...

Islandia-Portugal (0-1), golo do CR
Portugal- Bosnia (3-0), CR não marcou.
Luxemburgo- Portugal (0-6), 2 golos do CR
Portugal – Liechtenstein (4-0), 2 golos do CR
Nos últimos 4 jogos, Portugal marcou 14 golos, e Cristiano Ronaldo fez apenas e tão só 5 (36% do total) continuando, pois, a ser o melhor marcador da selecção e isto aos 38 anos.
Eu que não percebo nada de futebol, ao ouvir Jorge Valdano, esse grande futebolista campeão mundial pela Argentina e porventura o mais conceituado comentador, dizer que “no futebol, por mais que se entenda sobre o jogo, o mais difícil é fazer golos”, fico pasmado como alguém continua a depreciar as qualidades do CR.
Por vezes, por melhor interpretações que se façam, é dificil contrariar os factos,

Nuno Figueiredo disse...

$$$...

AV disse...

Flôr, Francisco Sousa Rodrigues, e Carlos Antunes: concordo
Luís Osório escreveu que Cristiano nasceu ‘com o bilhete daqueles condenados à infelicidade’ (https://infocul.pt/luis-osorio-cristiano-ronaldo-nasceu-com-o-bilhete-dos-condenados-a-infelicidade/amp/).
Não se conformou e continua a não de conformar, sempre com uma ética de trabalho excepcional e também boa. As estatísticas de Carlos Antunes tambem o revelam.

Flor disse...

AV

Obrigada pelo link do infocul mas ele não está correcto no final. Para quem quiser abrir tem que retirar "amp/".

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...