sábado, janeiro 30, 2021

Chinas

Ninguém de bom senso pode dizer que o sonho chinês de unificação com aquilo que é hoje Taiwan é uma ideia ilegítima. Ninguém com um mínimo de respeito pela democracia deve aceitar que isso possa ser feito sem ter em conta a vontade expressa de quem vive hoje em Taiwan.

5 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

E é por isso que a Escócia , muito democraticamente, vai partir um dia do RU, num movimento contrário ao de Taiwan. Aliás foi o que fez a Crimeia, muito democraticamente. Pena é que a democracia americana não questione os habitantes de Guantanamo …

Unknown disse...

Bah... A criação e a destruição de países raramente, ou nunca, foi feita através de votos populares.
Olhe por exemplo para a criação de Israel, alguém perguntou a todos os habitantes da Palestina se queriam aquele Estado?
(Até me admira que um experimentado diplomata como o Francisco venha propagandear tal ficção...)

J.Tavares de Moura disse...

Há aqui um problema aparentemente insanável.

Por motivos profissionais, visitei Taiwan por diversas vezes. Conheci o suficiente para perceber que pelo voto dos chineses da ilha de Taiwan dificilmente esta voltará a ser parte da República Popular da China. É verdade que quase todas as grandes empresas de Taiwan operam parte das suas operações na China continental e as rekações de negócios não param de crescer.

A República Popular da China reclama, com toda a legitimidade, que a ilha de Taiwan é parte do território do seu estado.

Os habitantes são chineses e não constituem nenhuma das etnias que habitam a China. Não falam um idioma diferente. Não tem uma identidade cultural própria. Só a história recente explica que se tenha formado lá um estado independente.

Como se resolve? Não sei. Os Chineses são conhecidos por serem pacientes mas são igualmente muito determinados. Talvez o pragmatismo do mundo dos negócios acabe por gerar uma solução.

carlos cardoso disse...

Tal como o Luxemburgo não faz parte da Bélgica, o Liechtenstein não faz parte da Suiça ou da Austria e a Moldova não faz parte da Roménia (fico-me por este exemplos europeus, mas hà muitos mais) também não me choca que Taiwan não faça parte da Republica Popular da China.
O que me chocaria seria o "anschluss" de Taiwan pela RPC.

Joaquim de Freitas disse...

Também hà quem não lhe choque que Guantanamo não faça parte de Cuba e Puerto Rico faça parte dos USA.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...