sexta-feira, março 24, 2023

O país ideal

O país ideal seria aquele em que, num dia como o de hoje, em que foram apresentados excelentes resultados macro-económicos, os políticos da oposição viriam a terreiro, com galhardo civismo democrático, reconhecer - sem usarem qualquer "mas", "porém" ou "no entanto" - aquilo que foi conseguido e que muito se repercute sobre a credibilidade externa do país.

O país ideal não existe, como sabemos. Nem agora nem nunca. É que todos temos a absoluta certeza de que quem está hoje no poder, se acaso estivesse na oposição, comportar-se-ia de forma simetricamente idêntica. Custa-me ter de assumir isto, mas todos sabemos que assim seria.

4 comentários:

João Cabral disse...

Para esses, o que interessa não é o país, senhor embaixador.

manuel campos disse...


O país ideal seria de facto esse, como já o tenho escrito por aqui quando me insurjo contra os facciosismos mais ou menos primitivos a que vou assistindo e que vou lendo.
Mas como isso do ideal é "poesia", apesar de tudo já me contentava com alguma equidistância em relação a "guerrilhas" por parte dos "intelectuais".
Mas já vi que não me safo.

Anónimo disse...

É a reedição do "A vida das pessoas não está melhor mas a do País está muito melhor", de há poucos anos, de um outro certo partido. É uma missão patriótica ficarmos satisfeito com os superavites macroeconómicos. É até ponto de honra nem chegarmos perto do limite dos 3% do défice... Com as devidas e óbvias adaptações, lembrei-me agora as críticas do Cunha Leal, nos anos 30 do seculo passado, ao milagre financeiro do Salazar.

Anónimo disse...

Bem haja pela sua sinceridade!

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...