domingo, março 12, 2023

A guerra e a desinformação


Ver aqui

2 comentários:

Paulo Guerra disse...

Confesso que fiquei quase em choque ao ouvir o Sr. Embaixador afirmar que presta muita atenção ao ISW?! Sobretudo alguém como o nível de informação e o know how no campo das relações interncionaos do Embaixador! Para quem não saiba um bordel russofóbico travestido de informação militar com zero formação militar! Um bordel da família Kagan, do marido de Victoria Nuland, financiado sobretudo pelo lobby ucraniano.Também para quem não saiba, hoje com tanta força junto na Casa Branca como o lobby judaico. E o mesmo no Canadá onde também se refugiaram uma montanha de ucranianos afectos a Stefan Bandera depois da WWII. Victoria Nuland, a grande orquestradora do golpe de estado de 2014 na Ucrania como secretária de estado de Obama para a Europa do leste! Mas finalmente percebi de onde vem o empate na guerra. Já os misseis é que nunca mais acabam!

E também referir que o Sr. Embaixador continua a olhar mesmo para os principais jornais americanos como se ainda estivéssemos nos anos 70! Só dizer e não sou só eu que o afirmo como é óbvio, que o Post do Watergate hoje não passa do jornal da CIA e o NYT do Departamento do Estado! Também segundo o próprio Seymour Hersh e uma serie de grandes jornalistas que trabalharam em ambos os jornais. NYT, não por acaso onde saiu faz hoje oito dias aquela história escabrosa que afinal foram ucranianos que sabotaram os gasodutos. Se também já como rampa de saída da guerra teremos que esperar para ver. Mas é verdade que começam a acumular-se muitos sinais, quase todos artificiais, para esse desenlace. Que é só o mais habitual dos US! Abandonar os aliados!

A própria CIA neste conflito está farta de dizer que não tem como recolher informações no teatro de operações! Cof. Cof. E então o que diz fazer é cruzar a informação do MOD ucraniano com o MI6. Que também só recebe informação do MOD ucraniano e daqui os cancros de Putin nunca mais fazerem efeito. Em contrapartida encenam-se Buchas 3 dias depois do Mayor da própria cidade dizer que não havia nada de anormal em Bucha para relatar. A quem até altos oficiais do nosso exército que conduziram imensas investigações do mesmo tipo nos Balcãs, bastou olhar para as fotos. Infelizmente foram logo conotados com o que se sabe e está hoje muito em voga por todo o Ocidente. Onde ai de quem não corroborar uma narrativa com tantos mas tantos buracos…


Dizer só que apesar de concordar como é óbvio que a propaganda é perfeitamente normal em todos os conflitos mas nunca o “mundo livre” esteve por baixo de tamanha campanha de desinformação. Preparada com muito antecedencia. Que rotulo de muito mais importante para nós na Europa que o próprio conflito armado. Porque sem conhecermos as verdadeiras causas de qualquer problema nunca encontramos a sua solução. Que também explica a necessidade de um grau de propaganda como nunca tínhamos visto. Nem os militares americanos são tão estúpidos para pensarem que podiam bater a Russia na sua fronteira.

A propaganda ou o desvirtuar do campo de batalha era efectivamente a arma mais poderosa com que contavam para desesestabilizar a Russia e depor o Govt em Moscovo. A par das sanções económicas que também deviam ter derrubado a economia russa em duas semanas. E por falar em duas semanas até o sound bite que a Russia queia conquistar Kiev em duas semanas é da CIA. Já que a Russia nunca se pronunciou sobre semelhante aberração operacional. Mas convido todos a provar o contrário! Infelizmente para os US só conseguiram unir mais o povo russo! Que no início do conflito nem olhava muito bem para ele. Mas como neste conflito o feitiço tem-se virado consecutivamente contra o feiticeiro! Uma característica das mentiras muito descaradas.

Paulo Guerra disse...

Finalmente também concnordo que o bloqueio dos canais de um dos beligerantes dizem muito do estado da nossa Democracia. Apesar de ter sido só mais um ordem dos US! Que no meu caso não aquece nem arrefece, nunca segui nenhum canal russo e não era agora que ia começar. Mas já ouvi grandes reporters, inclusive de guerra como o lendário Chris Hedges, afirmar que é mais censurado nos canais americanos, inclusive na sua antiga televisão que abandonou por causa da guerra do Iraque, do que na RT International!

E para percebermos que estamos a falar de uma preocupação muito antiga dos US que tal como o casamento da Victoria Nuland foi realizado no ceu do establishment intervencionista bipartidário norte-americano entre um neocon republicano e uma neocon dermocrata, eis Condoleeza Rice a falar do primeiro grande objectivo deste conflito:

https://www.youtube.com/watch?v=EWRpjbMBCLY

E também confesso que não sabia que o Sr. Embaixador também era tão antieuropeísta! Porque não há outra forma de pensar que está do lado certo de uma guerra que pretendeu sobretudo tomar a Europa como refém! Para nosso azar, o único objectivo dos US alcançado até agora!

O futuro