quinta-feira, março 02, 2023

"A Arte da Guerra"


No podcast semanal do "Jornal Económico" sobre temas internacionais, "A Arte da Guerra", analiso com o jornalista António Freitas de Sousa a situação na Ucrânia, o acordo entre o Reino Unido e a União Europeia sobre a questão da Irlanda do Norte e a evolução da situação política na Itália, com a nova liderança na oposição.

Pode ver aqui.

3 comentários:

Paulo Guerra disse...

Lamentavelmente continua a disseminação da propaganda! A guerra está empatada e 100 000 mortos russos são claramente projeções ucranianas, método de propaganda muito utilizado nas guerras dos US nos últimos 30 anos a que Kiev também foi induzida. Nada como um bom tabloide ingles em que até o Guardian se transformou neste conflito! Apagando no site a cobertura toda do golpe em 2014! Como a BBC! P*ta de russofobia. Hoje sei que todos os dias em que assinei o Guardian foram dias a mais. Na verdade já sabia pela forma repugnante como deixaram cair Assange! Depois de chuparem os ossos como o NYT e o Spiegel! Nem percebo bem porque pararam nos 100 000. Uma coisa é certa, com tal número de mortos o Kremlin já estava em apuros, o que até o Embaixador reconhece que não é o caso. Também estranho que até na assimilação da propaganda existam filtros porque quem fala nos 100 00 mortos russos também fala em 6 ou 7 cancros que estão a desvastar o ditador e nos misseis que deviam ter acabado em Março do ano passado?!

Ou será que já estamos a ver máquinas de lavar voadores? Então porque aceditar só em parte da propaganda? Aliás o MI6 já nos alertou várias vezes para estarmos muito atentos às mãos do ditador. Quando não é um doublé, atenção! Enfim, na linha de que 80% dos ucranianos queriam entrar na NATO antes do golpe de 2014 contra 20% que se opunham. Quando a realidade dizia precisamente o contrário. Mais uma vez o mesmo MO! Quando o que nos devia preocupar a todos era uma nação e a sua juventude que não conseguiu fugir do conflito a desaparecer literalmente todos os dias por causa de uma guerra por procuração contratada até ao último homem! Nunca pensei que a Russia quando falou na desmilitarização era para ser encarada de forma tão literal! Mas só porque o Ocidente continua a insistir na guerra que provovou na Ucrania! Porque a NATO vai acabar por sair da ucrania como Krushev e Kennedy levantaram os seus misseis! A não ser que o Império vença uma guerra nuclear, o que é difícil de acreditar! Entretanto bem podia deixar-se de provocações à volta do globo e tratar mas era da sua vidinha! Antes de destruir ainda mais a economia da EU e sobretudo a vida de muitos europeus como nós!!! Não chegou o último crash?

Felizmente os números oficiais das baixas ucranianas nunca vão ser conhecidos. Porque nem a Russia tem qualquer interesse nisso! Mas não é um nem dois oficiais dos próprios US e da NATO que atestam que a Ucrania já perdeu mais homens num ano de conflito que os US em toda a WWII nos vários teatros de operações em Africa, Pacifico e Europa! Onde curiosamente nunca levantaram muitas bases militares até hoje! Nomeadamente em Itália e na Alemanha, cada uma destas nações alegadamente soberanas ocupadas com cerca de 100 bases norte-americanas. Quase 1 seculo depois do conflito! Um alto responsável dos US implantado nas forças da Nato na Europa no último verão logo a seguir à batalha de Sverodonetsk já falava em mais de 100 000 KIAs e mais de 200 000 MIAs do lado da Ucrania que dizia que nunca apareceriam. Vários meses antes da Ursula! E ultimamente outro cabeçudo da NATO na Europa ainda pintou um quadro mais negro para a Ucrania. Algumas pessoas é que mais uma vez só prestam atenção à propaganda que “estranhamente” mais lhes convém. Do tipo, a Ucrania está a ganhar um conflito não provocado…

E sobre as baixas ucranianas até nós civis podemos desmontar a sua própria propaganda com os seus próprios numeros. Agora que o desespero de Zelensky, presumo pela queda do simbolo Bakhmut, já o levou a exigir publicamente botas americanas no teatro de operações!? Ou muito me engano ou o comediante de Kiev acabou de entrar na recta final da carreira politica. A seguir só piano de cauda!

Paulo Guerra disse...

Cont
Como se não houvesse americanos na Ucrania desde o 1º do conflito! Americanos, ingleses, franceses, imensoso polacos, etc. E não estou a falar de legiões de mercenários, como é óbvio. Falo de tropas regulares e muitos “coachs” oficiais!A Ukrania anunciou no início do conflito um exército com 255 000 homens nas trincheiras e nos bunkers que a NATO preparou ao longo de 8 anos para matar ruskies mais 400 000 (milícias e Guarda Nacional) e 250 000 reservistas! Com um potencial de recrutamento em 2015 segundo até a wiki de mais de 10 milhões com 7 milhões já aptos!

E depois de 9 ou 10 mobilizações já com o conflito a correr e da caça de muitos indivíduos com menos de 18 anos e mais de 50 anos nas ruas das maiores cidades, como acontece aliás com o armamento sempre com a luz da reserva acesa, também passa a vida a anunciar falta de recursos humanos!? Para onde é que terá ido tanta gente? E com estes dados ucranianos até nós podemos calcular a taxa de queima. Que ouvimos inclusive em várias reportagens desde o verão que se calhar não ouvimos com muita atenção, com vários oficiais uccranianos a anunciarem desesperados a perda de 80% da sua unidade! Brigadas e Batalhões! Até a Orquestra Mozart já desopilou do teatro de operações! A Ucrania não tem Marinha desde a anexação da Crimeia, quando a maior parte dos oficiais e marinheiros desertaram para a Marinha Russa e o grosso da Força aérea foi destruído no chão logo nos dois prmeiros dias do conflito! Menos o fantasma de Kiev, claro.

E já alguém parou para pensar na percentagem do potencial militar da Russia aplicado neste conflito? 10-20%? Porque talvez a Russia tenha entrado na Ucrania para forçar sobretudo o objectivo do retorno da Ucrania à neutralidade, ou seja expulsar a NATO da Ucrania, objectivo que nunca abandonou sem, por exemplo, bombardeamento áereos a varrer cidades tão caracteristico das forças da NATO. E sobretudo também já se percebeu há muito tempo e por mais que a propaganda diga o contrário, a Russia não vai entrar em manobras suicidas para as suas tropas na Ucrania. Que é que justifica o meme ucraniano que estão a perder devagarinho. Talvez por uma razão muito simples! A Russia tem todo o tempo do mundo do seu lado! Inclusive ao nível do patamar económico ou deverei dizer crise em que o Ocidente se enfiou com as suas famosas sanções! Quando já começámos inclusive a ver o próprio establishment americano a contra atacar Biden por causa do conflito na Ucrania! Ou de que outra forma pode ser encarado o ultimo relatório do FMI sobre a Russia? Ou o do Rand Corporation com a mensagem directa para Biden parar imediatamente com o conflito!

E sobrea underwaffe que a Ucrania espera receber mais uma vez e com que mais uma vez vai virar o conflito é preciso dizer que a Ucrania, além de ter sido o maior exportador de armas europeu nas duas primeiras décadas deste século, começou este conflito com milhares de tanques e outros blindados, uma enormidade de peças de artilharia como as que utilizava para bombardear o Donbass e com o país todo coberto por defesas aéreas soviéticas! Segundo a própria Ucrania! Além dos biliões todos de armamento dos US e do UK descarregados na Ucrania desde 2014 que nunca pararam até hoje! Curiosamente com um contrato de lend lease para a EU com uma data anterior ao inicio do conflito! Só porque os US nunca esperaram por este conflito! A Ucrania durante o conflito já recebeu por várias vezes 10 vezes mais armas que o previsto neste último pacote que vai virar tanto o conflito como os anteriores, como centenas de tanques e o stock todo de armamento soviético ainda em solo europeu fora da Russia. Que infelizmente para a Ucrania acabou. Quase todo queimado no campo de batalha!

Paulo Guerra disse...

Ou seja, com mais armamento que a Russia entrou na Ucrania. O problema é que o equipamento ucraniano já ardeu todo várias vezes! Aliás, este conflito também devia ser defenido por seasons como as séries americanas porque a verdade é que a Russia já derrotou várias vezes o exército ucraniano! Até chegarem os novos recrutas e o próximo pacote de armas que infelizmente para a Ucrania nunca inclui mão-de-obra! Mas são estas novas reencarnações com novas incorporações que justificam a destruição total de muits localidades no leste do Dniepre infelizmente.

Esta guerra nunca era igual se fosse disputada no Oeste da Ucrania. Infelizmente toda a região russofona já era para destruir por Kiev desde 2014! Quando a Russia porventura devia ter parado logo com os bombardeamentos no Donbass sem qualquer oposição da Ucrania. Desfeita militarmente além das milícias neonazis que foi quem começou verdadeiramente este conflito sob o ponto de vista militar. Com as atrocidades que se conhecem!

Por isso é que a Ucrania passou o último ano todo a mendigar armas no Ocidente. Que duram sempre muito pouco. E a tentar alguma bandeira falsa que aos olhos de Kiev obrigasse à entrada directa da NATO no conflito. Tão ingénuo que ele é! Devia prestar mais atenção ao Senador Dr. StrangeLove que não se cansa de repetir que o contrato é até ao último homem! Na Ucrania e em Taiwan! Além daquele problema que não sei como conseguiu transpirar da CBS que revelou que só 30 % da ajuda ocidental chega efectivamente às frentes no campo da batalha! Olha que novidade! Uma característica muito ucraniana a que nós costumamos chamar corrupção!

O futuro