quinta-feira, março 09, 2023

Gambito dos bispos


Cada bispo está a reagir à sua maneira ao escândalo da igreja lusa. Uma diocese faz assim, outra faz assado. Como a hierarquia dos bispos reside na Santa Sé, tudo vai sobrar para o simpático papa argentino, que já nem nos deve poder ver, depois da polémica do altar...

3 comentários:

Paulo Guerra disse...

Foi sempre assim que o nosso Estado laico lidou com a Igreja. Com o devido respeitinho hierarquico! Que é como quem diz se alguma ovelha se porta mal queixamo-nos ao superior hierarquico que logo resolve o problema quando tiver tempo.

Carlos Antunes disse...

Felizmente, alguns Bispos resolveram assumir a sua função sobre os abusos sexuais de menores, ignorando as directrizes enunciadas pelo Cardeal D. Manuel Clemente e o Bispo D. José Ornelas - este veio hoje lamentar-se que foi mal interpretado, quando um e outro foram muito claros ao afirmar que não podia haver afastamento dos padres abusadores com base na lista dos nomes que lhes tinha sido entregue pela «Comissão Independente para o Estudo dos casos de Abuso Sexual de Menores na Igreja Católica em Portugal».
Ignorando, e bem, aquelas direcrizes da hierarquia da Igreja Católica, os Bispos de Évora (D. Francisco Senra Coelho) e de Angra (D. Armando Esteves Domingues) afastaram provisoriamente os padres (1 em Évora e 2 nos Açores) constantes da lista que lhe foi apresentada pela Comissão Independente, ficando os sacerdotes em causa impedidos do exercício público do ministério até ao final do processo de investigação prévia, iniciado nas respectivas dioceses e de acordo com as normas canónicas («Vademecum sobre alguns pontos de procedimento para tratar os casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos» do Discatério para a Doutrina da Fé, de 5 de junho de 2022).
Sendo este Vademecum tão claro sobre a natureza dos crimes («delictos»), dos procedimentos e a quem cabe a responsabilidade para a investigação dos mesmos, só mesmo a tentativa de abafar o escândalo que isto representa para a Igreja Católica pode justificar a posição assumida pela hierarquia da Igreja Católica (Clemente e Ornelas) relativamente ao estudo da Comissão Independente.
PS: Estranho também que o “católico PR Marcelo” sempre pronto a debitar aos microfones das TV´s, a sua “incontinente verbe” sobre tudo e alguma coisa, mantenha um profundo e ensurdecedor silêncio sobre a posição da hierarquia da Igreja Católica (Clemente e Ornelas).

maitemachado59 disse...

Nao estou a par deste escandalo que obviamente nao mereceu referencia nos jornais Britanicos que leio.

Mas desde ha muito que digo que se os padres catolicos se pudessem casar, como os Alglicanos e outros seguramente reduziria o problema

maitemachado59

Parabéns, concidadãos !