quarta-feira, março 01, 2023

Não é o 25 deles...

Mesmo que seja por vias ínvias, tem imensa graça ver alguma gente que detesta o 25 de Abril a mostrar-se preocupada com os aspetos formais da cerimónia deste ano.

13 comentários:

João Cabral disse...

E parece que Lula da Silva não vai discursar na cerimónia do 25 de Abril. Afinal, há ainda algum bom senso.

Luís Lavoura disse...

Resta saber a que gente o Francisco se refere. Certamente que não à Iniciativa Liberal, que sempre gostou do 25 de Abril.

Anónimo disse...

O mundo inteiro em guerra, tanta fome, tantas crises e esta gentinha ridícula preocupada com um simples discurso de um "país irmão"- com a mesma língua!
Que toleima tão grande...

Francisco Seixas da Costa disse...

Luís Lavoura. Essa dos liberais gostarem de Abril é anedota, não é?

manuel campos disse...


Pode-se detestar o 25 de Abril e prezar aspectos formais.
Amigos meus e também amigos seus (como aqui já contou) estão nos "nossos" antípodas em termos políticos, mas eu respeito os meus por nunca terem deixado de ser coerentes.
Eu não detesto o 25 de Abril nem vou repetir pela centésima vez o que os meus avós, pais e eu próprio passei, mas a ideia de meter Lula da Silva ou seja quem fôr nisto tudo, da forma que tem vindo a público, era para mim mais uma machadada na confiança no meu partido de sempre).

Como aqui alguém disse, e por total absurdo, o que é que aconteceria se fôsse alguma direita a estar no poder e Bolsonaro o convidado?
Exactíssimamente o mesmo, mas vindo do outro lado.
Nestas matérias sou intransigente comigo próprio, se os outros andam ao sabor de outras conveniências, pois continuem, estão no seu direito.

Luís Lavoura disse...

Francisco

Essa dos liberais gostarem de Abril é anedota, não é?

Não, não é uma anedota. Gostam. A Iniciativa Liberal é pela liberdade política e, como tal, gosta do 25 de Abril, o qual devolveu a liberdade política a Portugal. A Iniciativa Liberal tem participado em todas as manisfestações do 25 de Abril em Lisboa, desde o ano da sua criação: todas. Quando não a deixam participar na manifestção promovida pela Associação 25 de Abril, organiza ela própria uma outra. Sempre a comemorar Abril.

João Cabral disse...

Senhor embaixador, o 25 de Abril não é propriedade só de alguns, como esses alguns querem.

Unknown disse...

Eu não detesto o 25 de Abril. Também não morro de amores, se esta posição intermédia me é consentida. Acho que devolveu a liberdade às pessoas, que logo alguns revolucionários quiseram roubar, prejudicou seriamente a economia nacional e desempenhou um papel trágico na descolonização, quer em relação aos colonizadores quer em relação aos descolonizados. Se tivesse de dar uma nota ao 25 de Abril daria um suf. menos. Por isso, por mim, podem associar o 25 de Abril ao que quiserem e a quem quiserem, que não me ofendem. Nunca há-de ser uma data consensual, por muito que isso custe a muita gente. Querem pôr o Lula a falar na sessão solene? Porque não? Há ali um grupo de marxistas marretas (que nem apreciam muito a liberdade) que ficariam felizes. Aos outros, restaria a tolerância ou a indiferência.

Anónimo disse...

É triste ver o PSD assim às aranhas...
Uma cedência ao trauliteirismo do Chega e dos seus primos mais benzocas que vai alterar a práxis da AR.
Era para isto que queriam uma vice- presidência?

Mal por mal disse...

Lá vai o tempo em que o Presidente brasileiro, ao ser eleito tinha a deferência de fazer uma visita a Portugal, antes de ir a qualquer outro país.

Tanto este como o Bolsonaro não dão mínima ao “portuga” e já a Rousseff só veio cá porque foi de passagem.

Quem forçou e tem forçado esta ligação ao Lula foi a excentricidade de Marcelo Rebelo de Sousa.

Este caso não passa de uma falta de diplomacia de bradar aos céus.

Ninguém vê que o Brasil ficou 50/50 entre Lula e Bolsonaro?

Luís Lavoura disse...

Unknown

Não convém confundir o 25 de Abril com o PREC que (passados alguns meses) se lhe seguiu. O 25 de Abril trouxe a liberdade política, o que foi (e é) bom. Mais tarde houve o PREC, que foi mau, mas isso não foi propriamente culpa do 25 de Abril.

Quanto à descolonização, ela era indispensável. Tinha que ser feita. É claro que teve consequências indesejáveis, mas elas não foram culpa de Portugal. (Também houve consequências indesejáveis em múltiplas outras descolonizações que não a portuguesa.) A guerra em Angola, em particular, que foi uma "guerra por procuração" entre os EUA e a URSS, era inevitável; nem era função de Portugal tentar evitá-la.

Anónimo disse...


Fernando Neves
É evidente que só não tem a mínima noção das relações e do Direito internacionais e umtotal desconhecimento da História de Portugal pode ser contra o Presidente do Brasil 🇧🇷 Discursar na sessão de comemoração do 25 de Abril. É assustador que um partido como o PSD não o compreenda. É impressionante a falta de perspectiva histórica e de ignorância dos interesses do país que isto representa. Bem como a total ausência do conceito de patriotismo que direita decididamente enterrou. O Botas deve estar às voltas no caixão. Ele seria favor

Unknown disse...

Luís Lavoura, por exemplo, em Moçambique, onde vivi. A descolonização tinha de ser feita como foi, com a entrega do poder absoluto à Frelimo, como Otelo quis e conseguiu? Era inevitável?
Ainda sobre Lula, quero aqui deixar expresso que ele deve ser recebido com a dignidade que um Presidente eleito merece. Se o Chega não o quiser receber, que se deixe de fitas e que falte à sessão de boas vindas.

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...