terça-feira, março 07, 2023

Os fachos

O Chega a utilizar a expressão "atitude pidesca" seria motivo para risota, se acaso o fascismo fosse motivo de riso.

8 comentários:

manuel campos disse...


Deixei de dar para o peditório do uso das palavras "fascismo" e "fascista" há muitos anos, desde os tempos do PREC em que eu era um perigoso fascista e um não menos perigoso defensor do fascismo, na opinião de gente que tinha "andado enganada" mas em 1974, e de repente, tinha visto "a luz".
São palavras banidas da minha linguagem excepto em situações historicamente comprovadas ou em acontecimentos actuais que não admitem dúvidas.

Tal como as coisas estão e vão ficar, ainda vai haver muitos sapos para engolir por quem cá continuar mais uns anitos, à medida que as pessoas que viveram o antes, o durante e o depois de Abril forem desaparecendo o que, como se sabe, está agora a começar a intensificar-se por óbvias razões etárias.

Mas isto digo eu que, apesar de ter meios "auto-próprios" mais que suficientes continuo a andar no dia-a-dia da cidade de Metro e autocarro.
E que almoço todos os dias fora, habitualmente sózinho, na 1ª tasca ou no 1º restaurante por onde passo assim que me dá a fome.
Estando sózinho em sítios "populares" dedico assim o meu tempo a ouvir o que se diz à minha volta, normalmente gente na casa dos 30, 40, 50 que trabalha por esses sítios.
Voltamos como sempre às "bolhas" em que muitos se reconfortam em ilusões...

João Cabral disse...

Acha que o Chega quereria uma PIDE, senhor embaixador?

aguerreiro disse...

tal qual e igualzinho ás "forças democráticas" daquele partido que usa ferramenta do século XIX na insígnia e que já deviam ter substituído por artigos da Black and Decker.
Nunca mais fazem o aggiornamento!

Anónimo disse...

Acha que só uma, Cabral?

Lúcio Ferro disse...

Certinho, limpinho, limpinho é que se avizinha para o ano que vem um resultado histórico do Chega nas Europeias. Muita gente vai ter que engolir sapos, mas acho muito bem, os políticos do centrão estão a fazer a cama onde vão ser deitados.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Sem dúvida! Podemos dizer que é o chamado humor negro...

Anónimo disse...

" Chega quereria uma PIDE" Estou convencido que não: pôr-lhe-ia outro nome.
Zeca

João Cabral disse...

O que o fantasma de Salazar faz às pessoas, 50 anos depois.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...