sexta-feira, março 24, 2023

Conselhos

Vejo abrir por aí restaurantes, bares e outro tipo de lojas em locais e com um perfil que se percebe, logo à partida, que estão condenados ao fracasso e à falência a curto prazo. 

Às vezes, isso é tão, mas tão, evidente que até  já pensei em abrir uma empresa de aconselhamento, que produzisse estudos sobre a viabilidade potencial desses projetos, por forna a procurar evitar que as pessoas façam investimentos ruinosos. 

Mas, depois, dei comigo a refletir melhor e interrogar-me sobre se seria uma boa ideia. Mas não tenho quem me aconselhe...

4 comentários:

Flor disse...

Infelizmente é verdade! Mas é tão evidente! :(

Luís Lavoura disse...

Não é nada óbvio quais estejam condenados à falência.

Há dois ou três anos abriu bem ao pé de minha casa um restaurante razoavelmente carote, de comida georgiana (as conzinheiras são georgianas, as empregadas de mesa ucranianas). No ambiente onde se situa, achei aquilo um investimento ridículo. Qual o quê! Tem tido imenso sucesso, a avaliar pelos grupos de pessoas que lá vejo.

João Cabral disse...

É com os erros que se aprende.

manuel campos disse...


Um filho meu resolveu abrir um restaurante aqui há uns 20 anos.
Desde a 1ª hora que tentei combater o entusiasmo dele lembrando que o bairro era bom mas de reformados que não jantam fora, que o facto de haver muito escritório na zona não chegava para ter a casa cheia ao almoço pois a rua ficava uns bons e inclinados metros acima da avenida onde estavam os ditos escritórios, que lugares de estacionamento eram zero porque quem conseguia por milagre um lugar eram os pacientes habitantes do sítio e portanto só voltavam a saír quando não tinham outro remédio.
O meu êxito foi nulo, como se imagina, perante as ilusões e, em resumo, não aguentou muito tempo e perdeu bom dinheiro.
Como o dinheiro era dele e do sócio, não estava ali um cêntimo meu, nunca mais falei no assunto e ele nunca mais falou no assunto, foi fazer outras coisas e não se tem dado nada mal.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...