domingo, março 26, 2023

O Piauí de Juca Chaves


O atual ministro do Desenvolvimento do Brasil, Wellington Dias, era governador do Estado do Piauí, no Brasil, quando, em 2008, lhe fiz uma visita. Tinha ido a Teresina, a capital, para apoiar a apresentação de uma companhia portuguesa de teatro, aproveitando para assistir à abertura um congresso com a participação de juristas nacionais.

Na conversa, Wellington Dias perguntou-me o que é que eu sabia do seu Estado. Ficou surpreendido quando lhe disse que conhecia, de nome, o Piauí, desde há várias décadas: "Foi Juca Chaves quem me ensinou a existência do Piauí", esclareci. O Piauí é, muitas vezes, utilizado pelos brasileiros como nome caricatural para significar um lugar distante: "Isso é lá para o Piauí..." 

O músico, cantor e humorista brasileiro, Juca Chaves, que chegou a ser bastante popular em Portugal, onde esteve exilado, ao tempo da ditadura militar, criou uma canção que veio a ficar famosa: "Take me back to Piauí" ("Adeus Paris tropical/adeus Brigite Bardot/o champanhe me fez mal/caviar já me enjoou/Simonal que estava certo/ na razão do Patropi/eu também que sou esperto/vou viver no Piauí") E, em outras ocasiões, também usou o nome do Estado em piadas, nem sempre com agrado dos piauienses. Juca Chaves dizia, numa dessas histórias, que, no Piauí, o calor era tal que as aves batiam uma das asas para refrescar a outra... O meu amigo José Pereira, o mais antigo funcionário da nossa embaixada em Brasília, contava, com gosto, esta graça sobre o seu Piauí natal.

Wellington Dias disse-me então que o Piauí, ao reagir negativamente às referências caricaturais de Juca Chaves, não se dava conta de quanto elas tinham contribuído para a difusão do nome do seu Estado, como eu próprio ali confirmara. E estava grato por elas.

Juca Chaves morreu agora, com 84 anos.

3 comentários:

manuel campos disse...


Assisti a todos os espectáculos que ele deu em Portugal, no Teatro Capitólio do Parque Mayer.
Tive todos os LP E EP editados entre nós, que devem ter ficado em casa de meus Pais quando de lá saí (não foram muitos).

Mas a sorte não me escapou, um amigo meu providenciou-me há bastantes anos um DVD-R com os ficheiros de todos os espectáculos ao vivo e discos dele (que entretanto copiei para duas "pen" como medida de segurança dupla).
Talvez aqui há uns 2 anos estive a ouvir a minha "Integral Juca Chaves" quase de seguida, num Verão no interior do país, horas e horas de puro prazer.
Ainda bem que o fiz, há nele o génio que só os grandes humoristas têm e que nunca deixa de ser actual.
Mas é evidente que cada um de nós tem o seu tipo de humor, são gostos, não se discutem.

No pesquisa do google procurar por "Juca Chaves - Take Me Back To Piaui"

E também "Juca Chaves - BRASIL JÁ VAI À GUERRA"
ou "Juca Chaves - Presidente Bossa Nova"

manuel campos disse...


Esqueci-me de dizer, para quem nunca viu nem ouviu qualquer espectáculo de Juca Chaves, que as canções eram uma espécie de "intervalo" entre uma infinidade de anedotas e textos jocosos, num espectáculo de 2 horas cantaria uma meia dúzia.
Não era um cantor, o que aliás está bem patente nos videos acima.

Flor disse...

Manuel Campos muito obrigada!

Lynch

Na morte de David Lynch, espero não ser "linchado" se revelar que não vi nenhum episódio do Twin Peaks e que não faço a menor idei...