quinta-feira, março 16, 2023

Assado

Há coreografias verbais que são muito reveladoras. Ver o líder sírio utilizar, no seu encontro com Putin, uma linguagem que, mesmo no léxico, traduz uma deliberada colagem à narrativa russa sobre a guerra na Ucrânia, revela bem o isolamento de Damasco no mundo.

1 comentário:

Paulo Guerra disse...

Lá vamos nós outra vez. Se Assad estivesse isolado não estava com Putin mas com Saddam e kaddafi! Depois de baloiçar uns dias numa praça qualquer de Damasco! Acontece que Assad ganhou a guerra criada para esse efeito e só a visita a Moscovo é a maior prova que não está isolado. Goste-se ou não, outra vez! O mundo não é como gostarímos que fosse mas como é e não vale a pena tentar resistir-lhe e muito menos à mudança. Nem as guerras nem o poder funcionam dessa maneira! Assad é hoje um resistente mas também um vencedor! Algo que não chegou a tempo na Libia para Kaddafi! Isolados estão os derrotados como BoJo, Sanna Marin, Ursula, com o catavento do Macron precisamente a ver se ainda escapa ao isolamento. Mas sobretudo Biden!

Sobretudo depois do vazamento dos documentos do Pentagono esta semana que a Casa Branca já confirmou como autênticos e que só provam como andaram a mentir ao mundo no último ano. Com as pobres forças ucranianas claramente a serem chacinados numa escala que ainda não é a verdadeira. E sem qualquer hipótese de se manterem de pé muito mais tempo na Ucrania. Aliás, se houvesse uma réstea de humanidade na Europa a guerra parava logo assim que os EUA admitiram a autenticidade dos relatórios. Com o Secretário da Defesa dos EUA também ainda a semana passada a garantir precisamente o contrário ao Congresso sobre juramento! Muito trendy na moda Collin Powel! Só classe!

E o mesmo na Siria, com os EUA e os grupos terroristas aliados remetidos a um canto do território. É verdade, com petróleo como os EUA gostam no Médio Oriente mas não é por muito mais tempo! Aliás, Assad depois de Moscovo visitou os EAU! Mais palavras para quê? Com uma Cimeira já marcada na Arabia Saudita com a Siria, a Liga Árabe e o Irão! Damasco isolada? E o mesmo tipo de conversações corre com a Turquia. Logo a seguir ao terramoto a Liga Arabe visitou Damasco para prestar ajuda e apresentar-se ao novo Rei. Que é o mesmo. E enquanto os voos humanitários da China também transportavam tendas, Israel e os EUA faziam os últimos bombardeamentos no aeroporto de Allepo, a principal plataforma da ajuda internacional! As usual!

Dizer ainda que aprecio tanto o reino medieval Wahhabi como a política externa dos EUA e por alguma razão foi sempre a grande âncora dos EUA no Médio Oriente mas tal como previ aqui depois do acordo com o Irão, a família Saud já está a negociar a paz no Yemen. Uma guerra que tal como tb disse já só interessava aos EUA há muito tempo! E deixemo-nos de romantismos com seres medievais, a grande mudança que pelos vistos ainda não é aceite por todos, só se fica a dever ao mesmo de sempre. Há muito tempo que os sauditas só perdem dinheiro com os EUA! E eu limito-me a celebrar a paz em qualquer canto do mundo! Porque a guerra ainda é sempre pior que a miséria material!

Parabéns, concidadãos !