quinta-feira, abril 28, 2011

Marcos de Azambuja

O embaixador Marcos de Azambuja é um diplomata brasileiro de grande mérito e com uma graça pessoal infinita. Representou o Brasil em postos tão importantes para o seu país como a Argentina, a França ou junto das instituições internacionais, em Genebra. Conhecemo-nos, pela primeira vez, aqui em Paris, já há muitos anos e, pela última vez, coincidimos lado a lado, num voo da ponte "Rio-S.Paulo", creio que em 2008. Nunca terminámos uma conversa então iniciada.

Ontem chegaram-me, por mão brasileira amiga, os artigos que publicou em dois números da "Piauí" (uma revista que vivamento recomendo, a quem quer conhecer o melhor do Brasil). Os textos não são curtos (raramente são, na "Piauí"), mas trata-se de um impressivo mosaico de memórias, um olhar irónico sobre a vida diplomática, que muito bem se liga com o espírito deste blogue.

Leiam essas "Memórias pouco diplomáticas", com prometido gozo, aqui e aqui

4 comentários:

anamar disse...

Conheço a revista... que é muito boa mas densa...
Obrigada.
Ana

Mário Machado disse...

Adorável (talvez não seja o termo mais másculo a ser usada nessa cultura que vivo) é a palavra que melhor descreve o Emb. Azambuja.

Sua peculiar maneira de se vestir, seu profundo e sereno conhecimento e sua agradável prosa o tornam de longe a mais adorável figura desse mundo das relações internacionais no Brasil. E o artigo é um mergulho delicioso pela modernização do Brasil.

É um alento saber que se conhece algo do Brasil que não seja telenovela e jogadores de futebol...

Anónimo disse...

Bem que o Sr. avisou...
Só Domingo.
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Conheci e estivemos incontáveis momentos juntos em Londres, no ano de 1954. Marcos Azambuja sempre foi grande estudioso, um atento observador e crítico com senso de humor aguçado. Um ser humano valioso, um grande diplomata, um grande homem.
Jorge E. M. Geisel

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...