quinta-feira, abril 07, 2011

Balsemão

Um colega diplomata, durante uma conferência que Francisco Pinto Balsemão proferiu ontem no centro cultural Gulbenkian, aqui em Paris, revelou-me que foi o antigo primeiro-ministro português quem, durante a tentativa de golpe militar de  23 de fevereiro de 1981, deu instruções telefónicas ao então embaixador de Portugal em Espanha, João Sá Coutinho, para dar asilo, se necessário fosse, a figuras políticas espanholas que procurassem refúgio nas instalações diplomáticas portuguesas. Essa decisão respondia a uma sondagem feita, junto das nossas autoridades, por democratas ameaçados pela sedição armada da extrema-direita espanhola. O gesto de Balsemão integra os atos de grande dignidade na história da política externa portuguesa.

E foi também de liberdade, no plano político e de informação, que Balsemão ontem nos falou, analisando a importância dos meios informáticos e o papel dos media à escala global, partindo de Karl Popper e tratando casos tão atuais como as revoltas no mundo árabe.

8 comentários:

patricio branco disse...

há anos assisti ao lançamento em português duma biografia de gustavo cisneros, o magnate venezuelano. O apresentador foi francisco balsemão, presente o biografado, e o cenário foi o foyer do d. maria II.
Balsemão falou sobre o personagem, mostrando as suas grandes qualidades de homem de negócios e o interesse da biografia agora traduzida. A certa altura balsemão exortou cisneros a ser firme frente a hugo chavez para defender a democracia no país deles, em muito mau estado. Na sua resposta de agradecimento, cisneros não tocou no tema da democracia na venezuela, ignorou a exortação de f balsemão e disse apenas banalidades não comprometedoras e apoliticas. Foi-me facil perceber porquê. Mas ficou registada a posição de balsemão no que respeita à democracia, tal como na noite do 23f, como conta a interessante entrada.

Helena Sacadura Cabral disse...

Pode ou não gostar-se de Balsemão. Eu gosto!
Mas não pode negar-se o que se lhe deve no que respeita à liberdade e ao pluralismo de ideias!

Mônica disse...

Eu venho aqui só para saber , mas entendo um pouquinho de cada vez.
com carinho MOnica

Anónimo disse...

Karl Popper? Um dos grandes responsáveis pelas misérias do mundo de hoje. Até Tony Judt, um perigoso "esquerdista", o coloca no rol das figuras execráveis do nosso tempo...

Anónimo disse...

Francamente, Dr. Seixas da Costa. Só se Balsemão fosse um refinado fascista é que poderia ter outro comportamento.
V

Fada do bosque disse...

Pois... Sr. Embaixador... o sr. do bolo!... como dizia o Bruno Nogueira, numa festa de aniversário da SIC olhando para ele e repetindo sempre:- O senhor do bolo! É que parece que além de ser President of a European Publisher Council, foi o criador do Index para jornalistas e não sei porquê, os jornalistas de craveira desapareceram todos dos Media em Portugal. Temos jornalistas forjados nos cursos de jornalismo, novatos em trabalho precário, sem cursos de RI, ou História...
Eu costumo seguir blogues de jornalistas que estiveram em Angola, Afeganistão e outros que têm a vocação no sangue, com média de 50 anos de idade, estão todos nesse Index... e não há dúvida que não é a ERC que manda... senão tínhamos um canal generalista, a Telecinco, como se vê neste artigo . Se queremos estar informados, temos de recorrer à imprensa estrangeira.
Depois e logo se vê, que cá a Democracia nem por isso é Democracia... é que estão já decididos os tempos de antena para os Partidos do arco do poder, como dizem agora... não sei como se designam os restantes... e esses ficaram de fora, fraude que é denunciada pelo Dr. Garcia Pereira no seu blogue.
Um "humanista" dessa craveira e que vai ser agora agraciado, deveria não permitir esta injustiça e este atentado à Democracia. Porque em Portugal, os Media existem apenas para enegrecer a imagem do nosso Povo e do nosso País e ocultar do povo outras escolhas políticas. Bem se queixou o dr. Garcia Pereira, mas não adianta, até porque o PR é do mesmo Partido que o Balsemão, o 1º militante! Eu sou das que não gosta de Balsemão... até o olhar... arrepia uma pessoa.
O anónimo das 5.08 tem toda a razão, Sr. Embaixador.

Fada do bosque disse...

Aqui está a injustiça:
http://bloggarciapereira.blogspot.com/

Fada do bosque disse...

Permita-me colocar aqui esta petição:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9091
Muito Obrigada.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...