quarta-feira, maio 06, 2020

Munchau

Se eu estivesse no lugar de António Costa ou de Mário Centeno, este tweet de Wolfgang Munchau, que não é um produtor de “bocas”, mas é um observador muito atento de sinais (vitais), far-me-ia perder uns minutos de sono: “Other real bullet is the German court's explicit accusation that ECJ transgressed its competences, and is therefore to be ignored. Will open floodgates. This is the German version of Brexit.”

6 comentários:

Anónimo disse...

Attaque da Alemanha à Uniāo Europeia.
Rendez-vous dentro de 3 meses...

C.Falcao

Anónimo disse...

O António Costa não compreende o inglês...

dor em baixa disse...

No plano político a Alemanha parece muito interessada em que a UE não soçobre, até porque as suas hipóteses aumentaram com a saída do RU. Vale a pena um esforço financeiro. Já no plano jurídico o Tribunal Constitucional vai verificar tudo muito bem e se houver desconformidade (de que resultem prejuízos para os cidadãos alemães)as condições de atuação financeira, provavelmente terão que ser alteradas.

Jaime Santos disse...

Parece-me que a resposta do BCE vai ser esta: https://causa-nossa.blogspot.com/2020/05/europa-26-um-problema-em-estrasburgo.html.

A questão é, em face disso, o que irão fazer os juízes alemães? Resignar-se à ideia de que a interpretação da Lei Europeia que conta é a do TJUE, ou obrigar a Alemanha a abrir uma crise? Desde logo, se há País que beneficia com o Euro, esse País é a Alemanha...

Anónimo disse...

Sim, não havendo bissetriz viável entre estes dois Tribunais -o de uma incipente dita União Europeia e outro de uma mais que estável Alemanha- a "jurisprudência" a pervalecer parece óbvia.
Dir-se-ia que quem tem o poder para inventar o negócio afinal também tem o poder para o encerrar (obtida que foi a mais valia).
"E agora José?
A festa acabou .
...
você marcha, José!
José, para onde?"
C. Drummond de A. (em 1942).

Anónimo disse...

Alemanha volta a atacar
Fernando Neves

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...