sábado, abril 21, 2018

Legal e moral

De há uns tempos para cá, explora-se muito a dicotomia entre a legalidade e a moralidade. Começo a ficar com a sensação de que, basicamente, se pretende, com esta dualidade, dar pasto aos opinadores para, quando alguém pratica um ato e afirma fazê-lo porque tem a lei do seu lado, poderem vir dizer: “Está bem! É legal, mas não é moral”.

Vem isto a propósito das verbas recebidas pelos deputados insulares. Ficou claro que essa prática é legal, mas logo surgiu um coro de acusação de imoralidade da prática. No caminho, a tentar atenuar a alegada imoralidade, apareceu o incrível argumento do “sempre foi assim”, como se isso fosse um fator minimamente legitimador.

Vamos a ver se nos entendemos! Não gosto de viver numa sociedade onde, perante o legítimo exercício daquilo que a lei incontroversamente me permite, possa surgir um qualquer fabiano, à luz de uma autoridade duvidosa, a dizer-me: “Está bem, é legal, mas não é moral!”

Se uma determinada lei não é moralmente aceitável, então mude-se de imediato a lei, tornando-a conforme com o juízo moral que, com toda a certeza, os deputados da nação estão qualificados para interpretar. E, já agora, comecem eles próprios por tornar mais “morais” as leis e regulamentos que regem a sua casa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quatro conceitos fundamentais em qualquer sociedade. Esses conceitos dizem respeito a Ética, a Moral, a Honestidade e a Legalidade.Segundo o dicionário Houaiss:

“Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especificamente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.”

“Moralidade é o conjunto dos princípios morais como a virtude, o bem, a honestidade etc., socialmente estabelecidos em determinada época.”

“Honestidade é a qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos.”

“Legalidade é a qualidade ou estado do que é legal, do que está conforme com ou é governado por uma ou mais leis.”

Espero ter ajudado o Sr. Embaixador

Anónimo disse...

As leis elaboradas em tempos revolucionários nem sempre são morais pois nuuma revolução a moralidade é relativa face à nececidade do momento do PREC.
A nossa constituição ainda tem fundamentos de ediologia marxista.
É curioso como todos esquecem isto.

Anónimo disse...

Mas é precisamente isso que está em causa: a descoberta de um comportamento reprovável , praticado à socapa, por gente que o não deveria fazer. Isso deve ser condenado éticamente e a lei corrigida para que não possa tornar a acontecer. A defesa deste tipo de atitudes parece cegueira clubista.
João Vieira

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...