segunda-feira, março 16, 2020

Sábios em tudo!

Ainda a nação se não refizera da onde da sapiência comum em matéria de aeroportos e aves de arribação, que nos envolveu por semanas, e logo nos caiu em rifa, desta vez infetado pela conjuntura, um batalhão de peritos em saúde pública, experts em epidemias, judiciosos especialistas em controlo de fronteiras, técnicos de abastecimentos, sabedores de máscaras, desinfetantes e coisas correlativas.

A maioria não tem a mais leve qualificação para mandar “bitaites” sobre nenhum dos assuntos, mas isto das redes sociais é como no futebol: todos se acham com valor igual para opinar!

Por aqui, por estas colunas da inimputabilidade teclada, qualquer ignaro se permite rebater, de cátedra, opiniões de técnicos qualificados, sobre “o que devia ter sido feito e não se fez”.

“Ditosa pátria que tais filhos teve”, dizia Camões. Ou, como se diz na minha terra, “Não se enxergam!”

7 comentários:

Rui C.Marques disse...

De facto , meu Amigo , tento enxergar , enxergar e vejo pouco quem se enxergue !

Carlos Cotter disse...

Boa malha, Sr. Embaixador!

alvaro silva disse...

Tranquilos com os "bitaites! e muito mais com os "cientistas". A confusão é tal que só são unánimes no assunto de "lavar as mãos" á moda de Pilatos.E. por isso "fecham fronteiras", mas aposto que depressa perderão as chaves. Agora mesmo ouço o inefável Ferro a dar "bitaites" sobre "doenças pulmonares agudas"(!!!***??)... Eu fiquei banzado pois grave mesmo são os doentes pulmonares crónicos e portadores de doenças crónicas, bem mais comuns nos idosos. Valha-nos Deus e as Almas Santas como diria a minha avó de Seixas.

Anónimo disse...

É verdade, toda a gente tem opinião, mesmo quando não sabe! E a minha é a de que este governo não fez tudo o que estava ao seu alcance, por não ter muitos recursos e também para não os gastar. Vamos ver se depois o barato não sai caro... De todo o modo, tenho de aplaudir o esforço das autoridades. E já agora o civismo dos portugueses, em geral.

Anónimo disse...

Redes sociais? A coisa começa nos programas de "comentários" na TV!

Anónimo disse...

Temos a sorte de ter 10 milhões de peritos, infelizmente nenhum na área em que trabalha. Já é azar!
Fernando Neves

Renato Rodrigues Pousada disse...

Diz-se em Itália que cada "tiffoso" é um treinador da própria equipe... Pensava que os especialistas em virulogia iriam aumentar a olhos vistos mas o estranho è que pelo momento não parece. Talvez o facto que não possua Facebuk não me dá a chance de os encontrar... Ou então por uma vez decidiram que o risco de dar palpites é demasiado perigoso???
Deixem lá falar por agora que daqui a uns dias com certeza vão estar calados... Esperando que a situação em Portugal não se torne nem um pouco o que por estes lados se está a viver... Sobretudo neste momento em Bergamo e em geral na Lombardia...

Renato

Na minha outra juventude

Há muitos anos (no meu caso, 57 anos!), num Verão feliz, cheguei a Amesterdão, de mochila às costas. Aquilo era então uma espécie de "M...