quinta-feira, março 26, 2020

À espera da Itália

Nesta crise, há algo que tenho por claro: a Itália é a nossa grande defesa. Se o seu peso económico no contexto europeu não conseguir funcionar como argumento “ad terrorem” para forçar uma solução criativa, não será o nosso caso, nem sequer o espanhol, que “comoverá” ninguém.

5 comentários:

Anónimo disse...

É nos tempos difíceis que se vêem os amigos. A Solidariedade. No caso da U.E, como se viu neste último Conselho, a União está, aos poucos, a abrir as brechas para, um dia, se desintegrar. Foi abjecto aquilo que ali se passou. 4 Membros, sobretudo 3, influentes, estão-se nas tintas para o sofrimento dos outros, como Itália, Espanha, etc, para só falar daqueles com mais infectados. E, consequentemente, que terão sérios problemas em recuperar economicamente. Todavia, os cidadãos desses 4 países logo que puderem irão engrossar as filas dos turistas que querem ir passar férias a Itália e Espanha(e a Portugal, também). Esta União Europeia começa a feder!
E quando vemos os EUA e a China (e a Rússia) a espreitar (e a desejar)a sua eventual desintegração - para melhor negociarem caso a caso (país a país) e nesse sentido obterem mais e melhores resultados económicos, espanta-nos ver este suicídio lento, em que a U.E se vai afundando.
Os (maus) resultados políticos de um conjunto de decisões são sempre da responsabilidade de quem não os soube prever e acabou por deles ser vítima.
O vírus ainda acabará por vir a ser o carrasco da U.E, ao demonstrar, ou pôr a nu, as fragilidades da mesma, graças à sua desunião e falta de solidariedade!
É triste. Mas, real!

Anónimo disse...

Já calculava que era assim, mas isto dito por um diplomata tira-me as dúvidas.

Jaime Santos disse...

Não sei se a situação dramática na Itália chega para convencer a Alemanha e sobretudo a Holanda e a Finlândia. Agora, uma ameaça de default simultâneo de todas as economias periféricas é capaz de chegar. Ou antes, uma mutualização das dívidas dos tesos, numa espécie de cooperação reforçada do 'não caímos um a um, caímos todos de uma vez' que tem a vantagem de não ser uma ameaça explícita. A bon entendeur...

Anónimo disse...

Temo que a Itália, no fim das contas, desta terrível crise vá seguir o caminho do Reino Unido.

Renato Rodrigues Pousada disse...

A situação na Itália é economicamente desesperada. Já o era antes da pandemia... Divida publica elevada com taxas de interesse não fixos mas que se deixavam variar (porquê?), produção económica prevista em dezembro de 2019 de 0,2-0,3% mas que todos sugeriam fosse perto da estagnação, burocracia asfixiante incompreensível, desnível norte-sul enorme, uma regionalização idiótica de serviços essenciais para os interesses de uma nação como a saúde, que fomentou e fomenta uma reciproca falta de solidariedade (e viu-se neste momento)... Enfim a pandemia é uma machadada na já frágil economia italiana. E um grande favor acho eu aos nacionais populismos que não serão obviamente solução mas um ulterior problema. A questão não é se a Itália vai cair mas quanto vai ser grande o estrondo e quais as repercussões no resto da economia europeia que é muito mais interconexa do que nós podemos imaginar... Pessoalmente vivendo neste país estou muito preocupado com o futuro dos meus dois filhos de que já o era antes mas agora a situação piorou e se a UE cai nesta pandemia então ainda pior porque os países sós são neste mundo presa económica e politicamente fácil. Não sou conhecido pela minha verve positiva e espero ser demonstrado que estou totalmente, absolutamente errado... aliás é a minha unica esperança neste momento. Que esteja tão errado que daqui a seis meses me vão dizer que sou um idiota pessimista... Sinceramente o espero... e vou sorrir...

Renato (em Roma)

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...