terça-feira, março 17, 2020

O reino

Só não entendo porque razão não se denuncia mais a filosofia malthusiana seguida até agora pelo governo britânico na questão do vírus, numa atitude de irresponsabilidade quase criminosa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Verdadeiramente criminosa. Boris e aqueles dois que o rodeavam são três loucos perigosos! Pergunto-me se, após estas decisões por parte do R.U a U.E não irá, como deveria, restringir por completo os voos para aquela país e daquele país para o espaço Europeu. Era o faria sentido!

Joaquim de Freitas disse...

Boris e os seus acólitos, pensam profundamente que a solução próxima do « eugenismo » é a melhor quando uma sociedade se encontra no estado em que se encontra o RU. Desde há muito que os meus amigos ingleses vêm tratar-se na Normandia…e que os ingleses recrutam o pessoal de saúde nos países de leste.

Vão pagar caro este imobilismo. No fundo a diferença não é grande com os primos americanos (para fazer prazer aos americanofilos do costume! não posso evitar!).

Com um sistema de saúde que é uma piada, nos dois países, com um presidente americano que, ainda ontem, mostrou desprezo pela ameaça que o vírus representa, mas que vendo a sua reeleição em perigo, reage com montanhas de dinheiro, com o facto de que a maioria dos americanos, como os ingleses, não podem pagar uma despesa de emergência de $1.000, sem seguro ou com seguro, além de uma incapacidade de tocar no sistema sem que as grandes empresas concordem voluntariamente em tocar nos seus lucros.

Com uma cultura de individualismo forçado e um desgosto irracional para qualquer organização colectivista em benefício de todos, com uma população muito religiosa e muitos pregadores que dizem aos seus paroquianos, sem seguro, para demonstrar a sua fé, reunindo-se na mega-igreja e apertando a mão a todos, e assim têm a receita para o desastre.

Entretanto, a China é capaz de controlar a pandemia, graças à capacidade do seu governo de construir hospitais e implementar novas soluções tecnológicas com uma velocidade espantosa e, naturalmente, para restringir a liberdade de circulação pública quando é considerado necessário. Hoje, Pequim torna-se no líder mundial na luta contra a pandemia, intervindo para ajudar países que não conseguem ajuda algures na EU como a Itália, a Espanha e a Sérvia.

À força de pretender proteger a economia, sacrificando a saúde, os países ocidentais vão pagar caro esta politica criminosa. Os ataques do Capitalismo contra o Estado Providência levam à situação actual, nos países mais ricos mesmo.

Estamos no início duma pandemia que, só de olhar para os números, está prestes a mudar o mundo de forma bastante significativa.

AV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AV disse...

Infelizmente, não é atípico do que se vai passando ultimamente no RU e é uma atitude que permeia as suas instituições de forma completamente acrítica, acompanhada por um discurso de bullying vil. E muita gente compra sem questionar.
No RU ainda não se testa o vírus por rotina. As pessoas sem sintomas graves são aconselhadas a ficarem em casa e A auto-isolarem-se sem serem testadas, de forma que não é possível saber a dimensão real da epidemia.

AV disse...

Perdão - queria dizer ‘ainda não se testa o vírus por rotina’.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...