quinta-feira, março 19, 2020

Os nossos restaurantes


Costumo falar por aqui de restaurantes. Frequento-os bastante, de Norte a Sul do país. Procuro, em especial, sublinhar o trabalho de muitos que, em localidades fora dos grandes centros, têm dado um imenso contributo à preservação da verdadeira culinária portuguesa. Mas também de quantos, nas grandes cidades, em especial em Lisboa e no Porto, foram, pela sua modernidade, projeção e prestígio, uma fantástica ajuda para potenciar a onda turística que muito beneficiou o país, nos últimos anos.

Em dias como os que correm, sinto uma grande solidariedade com essas pessoas, em que conto muitos amigos, pelo forte abalo que a situação provoca no seu negócio, pelas dificuldades que afetam o seu pessoal e as suas famílias, pelos encargos acrescidos que todos agora suportam. 

Só lhes posso dizer, como toda a certeza: dias melhores virão! Se o turismo foi uma fonte essencial para o sucesso recente da nossa economia - através da restauração, bem como da hotelaria e dos transportes - ele vai inevitavelmente ser uma das alavancas essenciais da recuperação que aí terá de vir, passada que seja esta crise.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esperemos bem que sim! Tenho esperanças de que o Turismo será o que nos irá salvar no pós-Covid 19.
E depois se verá.

Anónimo disse...

Havia turismo a mais , com os preços tão baratos dos aviões low-cost , o arrendamento local , os turistas enchiam todos os espaços , o frenesim de viajar estava ao rubro ... Compreendo a vontade de conhecer o mundo , de cultivar-se , mas o mundo precisava de um abrandamento dessa euforia . É só ver como a cidade de Veneza ficou limpa numa semana , as águas dos canais transparentes ... E os exemplos são muitos em matéria de poluição . Com esta tragédia que todos nós enfrentamos , talvez essa euforia das viagens acalme , apesar de afectar o sector do turismo , vai tornar as pessoas menos ávidas de correrem para os aeroportos e a poluição vai baixar . Não era o que os governos pretendiam há poucas semanas atrás ? Ao menos que tudo isto tenha esse efeito .

Parabéns, concidadãos !