sexta-feira, março 20, 2020

O euro

Estarei a exagerar ou a crise de 2008 é uma história de crianças comparada com o que aí está e o que aí pode vir? É minha impressão ou a solidez do euro está cada vez mais em causa?

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu confio na liderança de António Costa...

Anónimo disse...

Este Euro?. "This is the way the world ends Not with a bang but a whimper." (T.S. Eliot).
Ou exactamente o contrário. A ver vamos.

Anónimo disse...

Se a Itália se vir obrigada a sair do Euro por causa dos efeitos do vírus no plano económico e financeiro e se a actual Presidente do BCE (uma nódoa comparada com o seu antecessor) então é possível que o Euro entre em crise (aguda). Da resposta da União Europeia a esta pandemia e suas consequências no plano economico-finaceiro dependerá o futuro da U.E e por junto do Euro. Pode sair mais fragilizada no plano político. Ou não. Neste momento divido-me entre ambas as percpectivas e com alguma angústia.
O balanço far-se-á no final do ano. E, entretanto, Portugal terá a responsabilidade da Presidência rotativa da U.E. Em que condições? Com vírus, sem vírus, com uma economia europeia em cacos? E que teremos a propor? E que futuro será o da U.E pós-Covid19?

Anónimo disse...

Se daqui resultar os Eurobonds ....
Fernando Neves

Francisco Tavares disse...

Solidez do euro? Onde? Desde quando? Será desde a crise grega? Ou da italiana? Solidez da eurozona? Da UE? É difícil perceber de que solidez está a falar....

Anónimo disse...

Vamos ver quando as outras moedas não tão sólidas começarem a desvalorizar.A solidês das moedas só se vê qual é depois de passar a burrasca.
Há um outro capital [com vossa licença ] que também é preciso contar, o qual é o capital intelectual [com vossa licença].
Como desde há quase cinquenta anos que na Europa só se ouvio falar em intelectuais de esquerda, não sabemos o que esses outros intelectuais pensam.
Mas devem ser aliens para os dirigentes de agora até porque podiam ser netos destes e não sabem quem foi o ditador, nem a guerra colonial, nem o Abril porque o que sempre quiseram foi estudar para poderem honradamente trabalhar sem terem de se filiarm num partido para isso.

Luís Lavoura disse...

Não é somente a solidez do euro. São também outras epidemias que virão. Os antibióticos cada vez mais perdem o seu efeito perante batérias resistentes.

"Era Abril e estive lá"

Os 50 anos do 25 de Abril são um bom momento para trazer a público recordações de quem interveio no golpe militar. António Caseiro Marques, ...