segunda-feira, março 16, 2020

Minhas senhoras e meus senhores


Será que não há um mínimo de imaginação para, pelo menos uma vez por dia, cada um escrever por aqui sobre outras coisas, além de falar no maldito vírus?

Está um dia lindíssimo de sol! Até as gaivotas sobem à cabeça do Marquês, para verem a paisagem! (Desde que não sejam águias no Marquês, tudo bem!)

Não transformemos isto num muro das lamentações, caramba!

4 comentários:

Luis disse...

Concordo plenamente,está um dia ventoso com sol e esperemos que amanhã seja um dia melhor para todos nós .

Anónimo disse...

Dois amigos conversam:
-Sabes porque é que os alentejanos têm portas redondas?
-Não. - responde o amigo.

E diz o primeiro:
-É para não entrarem bestas quadradas.

Joaquim de Freitas disse...

Muito boa ideia, Senhor Embaixador ! Pois que escreve sobre as gaivotas, que não posso ver por aqui, nestas montanhas dos Alpes , branquinhas de neve, gloriosas hoje, sob um Sol esplêndido, permita que lhe transmita um “scoop”:

Hoje de manhã, cedo, fui dar o meu passeio habitual na floresta de Chartreuse, que de certeza conhece, e sabe o que eu surpreendi, numa clareira da floresta, algo que não se vê nesta zona da floresta que muito raramente: Um Veado, acompanhado duma Corça. emblemas desta floresta que adoro.

Quando digo que o veado é um emblema da floresta, tenho que prestar esclarecimentos. Nem todas as florestas acolhem veados e cervos. Em primeiro lugar, estes animais adoram os grandes espaços. O jardim ao lado da sua casa não será suficiente, aviso-o! Precisam de pelo menos 1000 hectares de terreno.

Como sabe, em francês é um nome afectuoso que damos frequentemente às fêmeas que mais estimamos…Biche! Mais bonito que Corça, não? C’est joli ! Por vezes, ainda mais afectuoso: Bichette ! Quando nasce, em francês chama-se “faon”…De utilização mais difícil.

Está a mudar de pelo, neste momento. Como o do macho, o traseiro da corça é muito mais claro do que o resto do corpo: um grande ponto amarelado chamado brasão está localizado sob a cauda.

A fêmea nasce “faon” e depois, a partir de um ano, é chamada de bichette. Tornou-se oficialmente uma biche aos 2 anos de idade, mas continua a crescer durante 2 a 3 anos. Chega à maturidade sexual aos 4 anos. É um mamífero gracioso com pernas longas e finas e pescoço alongado. Pode dar bons saltos e correr rápido!

Ela tem uma vantagem que me faz sonhar: Ela tende a perder peso gradualmente com a idade! Interessante, não?

Finalmente, são muito selvagens e gostam do silêncio. Não se instalam num lugar muito frequentado pelo homem. Surpreendo-as por vezes quando me levanto cedo para passear…

Se lhe deixo este “scoop”, Senhor Embaixador, é que nunca vi esta zona dos Alpes tão abandonada pelos humanos…Os humanos desapareceram… Estão todos fechados em casa.

Um ponto positivo do COVID19…

Fiz uma bela foto da minha “biche”…de Chartreuse… Pena que o seu blogue seja alérgico às fotos dos comentadores…

Anónimo disse...


Os alentejanos tb usam dizer que a única coisa que um gajo não deve fazer, é fazer uma coisa que não sabe fazer. Portanto, como quer o Embaixador que o pessoal não fale de desgraças se não sabe falar de outra coisa ?

O Embaixador é que podia animar isto. Por exemplo, na sua carreira nunca conheceu nenhum embaixador que se tivesse barricado numa casa de banho assim que tivesse tido noticia de uma gastrite entre os autóctones ?

Cump.

MRocha

O outro 25

Se a manifestação dos 50 anos do 25 de Abril foi o que foi, nem quero pensar o que vai ser a enchente na Avenida da Liberdade no 25 de novem...