sexta-feira, março 20, 2020

A chuva


Os dias andavam sombrios, mas o sol alegrava-os. Agora, a chuva.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Qual chuva? Só se fôr no Norte. Em Lisboa não chove nada. Cai uma morrinha miserável, que não chega a nada.
Lisboa está cada vez mais próxima do deserto.

Joaquim de Freitas disse...

Ah, sao os virus que descem de patamar...Biliões de vírus e bactérias viajam pela atmosfera antes de caírem n Terra, e é por isso que o mesmo vírus pode aparecer em dois locais remotos.

Há vírus e bactérias no solo, na água, mas também muito alto na atmosfera. Todos os dias, centenas de milhões destes micróbios caem na Terra E alguns sobrevivem o suficiente para viajar longas distâncias, o que pode explicar como vírus e bactérias quase idênticos aparecem quase ao mesmo tempo em partes longínquas do globo.

Já sabíamos que os vírus “choviam” Pesquisas já tinham estabelecido que mais de um bilião de vírus por metro quadrado de chuva caíam na Terra todos os anos.

"800 milhões por metro quadrado"

Mais de 800 milhões de vírus por metro quadrado são depositados logo acima da camada de fronteira atmosférica [parte da atmosfera em contacto com o solo]. Por isso é melhor ficar em casa, com um bom "Martins", sem gelo...

Um texto sobre a Rússia, já com 20 anos

Publiquei este texto, em agosto de 2004, há mais de 20 anos, em "O Mundo em Português", uma publicação do saudoso IEEI (Instituto ...