quinta-feira, fevereiro 02, 2023

Dia mundial dos dias mundiais?

É minha impressão ou cada vez há mais “dias mundiais” de qualquer coisa? Ontem era o “dia mundial da leitura em voz alta”. Imaginem! Quem será o génio que inventa estas coisas?

8 comentários:

aguerreiro disse...

Segundo a bíblia foi o Criador que começou com a moda.
A partir daí cada um sai com a sua.
Eu estou á espera do dia do Benfica. Não sei quando será mas pode ser por mim alvitrado:
O dia 30 de fevereiro!

Bife disse...

O blogue "Delito de Opinião" tem uma série dedicada ao assunto. Por exemplo hoje é O Dia Mundial das Zonas Húmidas... é ir lá espreitar todos os dias.

Flor disse...

A Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 fala de uma iniciativa que pretende ser uma celebração da leitura e da partilha. "É um festejar do gosto e da alegria que pode advir de partilhar em voz alta um texto literário", diz Teresa Calçada.
Ok! Tudo bem, mas daí a haver um Dia Mundial...

João Cabral disse...

Falta o dia mundial de coisa nenhuma. Afinal, o nada também tem direito.

Miguel disse...

Aqui por casa esse é só mais um dia como os outros.

manuel campos disse...


Não é impressão sua, todos os dias inventam mais um ou dois, um grande número deles já só serve para meia dúzia de gatos-pingados se juntarem numa comezaina, já há muito de folclórico nisto tudo, é o que está a dar.
Se nos cingirmos ao que é realmente sério podemos muito bem ficar pelos dias mundiais reconhecidos pela ONU, mesmo que por ali já haja um ou dois menos “sérios”:

https://unric.org/pt/dias-internacionais/

Também temos o “nosso” calendário nacional, bastante multifacetado, cada item dá para clicar e ler uma pequena história:
https://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2023/

manuel campos disse...


A propósito do comentário de "Flor" (com cuja conclusão estou totalmente de acordo) sobre uma afirmação de Teresa Calçada enquanto comissária do PNL, só queria acrescentar que o Plano Nacional de Leitura “PNL 2027” foi aprovado em 2017 para o horizonte de uma década, tendo sido nomeadas Teresa Calçada como Comissária e Elsa Conde como Subcomissária.
Em abril de 2022 demitiram-se, tendo o Ministério da Educação informado que “a justificação apresentada foi o cumprimento da primeira parte de um trabalho de 10 anos”.
Em 1 de setembro de 2022, foram nomeadas Regina Duarte como Comissária e Andreia Brites como Subcomissária.

manuel campos disse...


O que eu noto que passou a ser todos os dias é o "Dia mundial dos telemoveis em alta voz em lugares públicos".

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...