quinta-feira, fevereiro 23, 2023

Mais claro não pode ser


A lógica da ação militar russa passa por esta frase. Não se trata apenas defender os direitos dos russos que vivem na Ucrânia, no quadro da soberania ucraniana (base do acordo de Minsk, que Moscovo subscreveu). Putin considera que as áreas onde eles vivem são "territórios históricos" russos. Pode imaginar-se como isto deve soar nos ouvidos dos Estados bálticos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu teria alguma reserva em comentar sobre traduções de linguas que não domino. Não será o seu caso, seguramente.

MRocha

Francisco Seixas da Costa disse...

Repete, palavra por palavra, o que Putin disse em maio de 2022

Anónimo disse...


Não contesto isso, meu caro. Apenas manifestei a minha reserva depois de a vida me ter ensinado que as palavras sem o contexto cultural em que são ditas não têm necessariamente o significado literal que lhes podemos atribuir.

MRocha

Abraham Chevrolet disse...

Putin terá, seguramente, muitos defeitos.
Porém, há um, grotesco, que lhe desconheço : não age às escondidas ! Mostra a cara, assume o que faz, não se esconde ! Quem o quisera acusar, terá todos os dados visíveis a olho nu !
Há quem faça as coisas às escondidas, no mais brutal silêncio, embora de gravata com as cores da propaganda ! O segredo mais mal guardado da actualidade, a destruição dos gasodutos, mostra o calibre de quem pratica a acção e da imensa multidão que se acobarda, não soltando um pio sobre os criminosos que tal fizeram.
Diretores espirituais desses. democratas praticantes que numa única acção prejudicam centenas de milhões de cidadãos tem um cheiro próprio, e pulgas, carraças, percevejos, eczemas e maleitas afins. Concorrem tais mazelas para que o efeito de Dorian Gray se manifeste na imagem dada na Comunicação Social, por eles e pelos seus acólitos. Cada vez mais horrendos, mais podres, mais nauseabundos, ainda que pessoalmente escanhodos, engravatados, passados a ferro !
O retrato ditará a sentença !

Paulo Guerra disse...

Muito provavelmente mal. Mas também imagino os discursos nos Parlamentos dos Balticos sobre a Russia! Nos Parlamentos e fora dos Parlamentos como ainda ontem a Primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas: “Os países da #OTAN devem assumir o controlo de #Moscou e reescrever a mentalidade dos cidadãos russos para que os #russos nunca mais sejam uma ameaça.” E iamgino do Baltico à Nova Zelandia passando pelos loucos neocons em DC! Ou estamos num jogo só com um player? E depois dou por mim a pensar em políticos da estatura de Wlliy Brandt e Olaf Palme que construíram realmente a Europa que conhecíamos até há pouco tempo a olhar para a presente crise na Europa!

E voltando a Putin se levarmos em conta que como em 2022 estamos a falar mais uma vez de um discurso na Assembleia da Federação Russa, i.e., pura retorica politica interna. Além de que não é mentira nenhuma que muito do actual terrirório da Ucrania como todos sabemos foi território do Império Russo. Mas julgo que tanto neste discurso como em 2022 está em causa a descriminação inegável da etnia russa na Ucrania que começou com mais uma revolução colorida dos US em 2004 e só se agravou com o golpe de estado em 2014 e logo a seguir o massacre de Odessa onde foram queimados 50 seres humanos vivos. Crime até hoje por investigar. Aliás porque raio uma nação com 11 fusos horários com largas partes despovoadas ambicionaria mais território a não ser na propaganda ocidental que é capaz de negar a presença da NATO na Ucrania nos últimos 8 anos?

Mas alguém ainda duvida ao dia de hoje que sem a NATO na Ucrania não estávamos agora a falar de um conflito armado mesmo depois de actos de descrminação criminosos que a própria UE tinha modo de acautelar mas optou por nunca fazer nada? A pequena Suiça tem 3 línguas oficiais! Não andam a levantar é estátuas de criminosos de guerra nazis como Bandera a quem chamam o pai da Ucrania! Ou a realizar marchas de tochas com toda a simbologia que também conhcemos. UE que além de legitimar o golpe de estado da Victoria Nuland em 2014, em 2019 o PE cometeu a infâmia de aprovar uma resolução para culpar tanto a Russia como a Alemanha Nazi pela WWII?! No que já foi nitidamente uma peça da propaganda russofóbica em construção para este conflito! Como também acabamos de saber que tanto a sabotagem dos gasodutos e as sanções económicas foram preparadas muito antes do início do conflito! E não estou a falar da data real do inicio do conflito na Ucrania em 2014 mas da data genericamente aceite no Ocidente, Fevereiro de 2022! WWII que julgo que a maioria aqui deve ter estudado.

75 anos e 30 milhões de mortos depois da WWII, inclusive com muitas comemorações juntos pela vitoria contra o nazismo em locais como a Normandia! De repente a UE descobriu que afinal Moscovo também provocou a WWIII? Por causa do famoso pacto Molotov, um pacto de não agressão que surge logo a seguir a França e Inglaterra terem ido a Munique em 1938 pedir a Hitler que atacasse só a URSS, que ambos fechavam os olhos!!! Um pacto de não agressão em tudo idêntico ao que a própria Polonia também assinou com Hitler e que para Moscovo serviu sobretudo para ganhar tempo para se preparar para a guerra devido ao seu atraso industrial. Como foi sempre unanime entre historiadores! E com Moscovo muito provavelmente preocupada com o projecto da Federação Intermarum da Polonia, do Baltico ao mar negro. Um conflito que já se vinha a desenrolar como todos também sabemos desde a WWI! UE que a partir de 2020 deixou inclusive de condenar a glorificação do nazismo! Uma forma como outra qualquer de honrar os cerca de 30 milhões de mortos de Moscovo na WWII!

Paulo Guerra disse...

CONT.
Mas voltando às declarações de Putin que levantam sempre grande celeuma entre nós, na linha aliás da má interpretação da referência em tempos sobre a dissolução da URSS e os milhões de russos que se viram de um dia para o outro com direitos de cidadania diminuídos numa pátria estrangeira! E estamos sempre a voltar ao mesmo, porque não foi a UE a gerir o fim da URSS na Europa? Para a questão legislativa que levanto bastava um escritório de advogados em Bruxelas e tinham sido impedidas muitas das atrocidades na Ucrania pós golpe! Com programas de ajuda económica para todo o ex-bloco completamente exaurido economicamente como todos sabemos? Um político como Gorbatechv não ofereceu garantias suficientes para merecer um tratamento muito melhor de toda a Comunidade Internacional e sobretudo da Europa?

E voltando às declarações de Putin, por norma descontextualizadas ou forçadas e independentemente da interpretação de cada um, como comparam com a Primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas: “Os países da #OTAN devem assumir o controlo de #Moscou e reescrever a mentalidade dos cidadãos russos para que os #russos nunca mais sejam uma ameaça.” Portanto pelo menos um Baltico parece disposto a só parar em Moscovo? Para Kaja Kalas ensinar as regras da casa aos russos! E quem fala da Estonia fala de tudo quanto têm “vomitado” os outros dois Balticos só no ultímo ano? Com uma agressividade da parte da Lituania que até a UE foi chamada a temperar Kalinegrado.

Ou a recente Cimeira em Praga e falha-me agora o nome, com folhetos onde a Russia aparecia já fatiada em 15 nações, um velho sonho dos EUA de Woodrow Wilson do princípio do seculo XX. Com Waleza a dar nota que já torrou o dinheiro todo do nobel em vodka e que já está outra vez à disposição da CIA! Em suma, só devmos ficar incomodados com o que a Russia ou Putin dizem ou isto é um jogo com vários jogadores? E como o Sr. Embaixador também ainda deve estar lembrado não foi há tanto tempo como isso que o próprio Putin apresentou uma nova arquitectura de segurança europeia no Bundestag, à época aplauido por todas as bancadas! Basicamente uma NATO sem armas apontadas aos vizinhos em tempos de paz que reconhecesse as preocupações de segurança de todos os países europeus! E termino dizendo que eu também não sou amigo da bomba de gasolina onde normalmente abasteço mo carro. Nada que tenha impedido que tudo corra bem desde há muitos anos!

Joaquim de Freitas disse...




O mundo ocidental vive desde há muito numa perfeita hipocrisia. Uma história duma dimensão ridícula comparada com o da Ucrânia, mas que, pelo exemplo vale a pena citar.

Claro que só os americanos podem intervir não importa onde, para proteger os seus cidadãos residentes no estrangeiro. Por todos os meios.

Quem se recorda da invasão por Reagan da Ilha de Grenada? Eu sei que os políticos dos países bálticos, ferozmente anti-russos, não conhecem talvez esta ilha, cujo soberano é a Coroa britânica, e o primeiro-ministro inglês da época, Margareth Thatcher. Que nem um nem outro foram avisados da invasão por Reagan .

E sobretudo da razão invocada?

O presidente Reagan invoca, como motivações a salvação dos cidadãos americanos então presentes em Grenade , entre os quais, 650 estudantes frequentando uma universidade de medicina — e a necessidade de restaurar a lei e a ordem após o golpe de força de «gangsters esquerdistas »....

Diante dos factos, o Conselho Militar Revolucionário decidiu, a fim de não encorajar as represálias, garantir a segurança dos estudantes americanos, sem que a maioria não esteja em perigo imediato.

No dia 24 de Outubro, as famílias de cerca de 500 alunos americanos enviaram um telegrama ao presidente Reagan, pedindo-lhe de não intervir militarmente, a fim de evitar que colocassem em perigo a vida dos seus filhos.

Alguns membros da Câmara dos representantes concluíram que não havia perigo para os americanos presentes na lha.

Que importa: Em 25 de Outubro de 1983, cerca de 2.000 soldados, do Exército, Marinha, Fuzileiros Navais e Força Aérea dos Estados Unidos, bem como tropas da Força de Defesa do Caribe, lançaram uma “Operação” militar, com o nome de código "Operação Fúria Urgente.

O regime “marxista” foi substituído por um governo interno “nomeado”. O primeiro ministro Bishop foi fuzilado.

Joaquim de Freitas disse...


Excelente comentário do Sr. Paulo Guerra, que aprovo totalmente.

Um dos aspectos mais trágicos desta guerra é a falta de informação fidedigna no Ocidente, pela ausência forçada do “discurso” do outro campo…A liberdade de expressão foi banida pelos países que se clama defensores dos valores fundamentais. Considero trágico que a população europeia não possa eventualmente manifestar-se em “conhecimento de causa”, o que podia ter um efeito positivo sobre as decisões dos líderes europeus. E por consequência do nosso destino.

Análises objectivas da guerra na Ucrânia são difíceis de encontrar no meio da espessa névoa da propaganda de guerra. Mas devemos prestar atenção quando uma série de altos oficiais militares ocidentais, servindo e aposentados, fazem apelos urgentes à diplomacia para reabrir as negociações de paz. Além disso, eles alertam que o prolongamento e a escalada da guerra correm o risco de provocar uma guerra total entre a Rússia e os Estados Unidos. O que poderia degenerar em guerra nuclear.

A propaganda de guerra inclui mentiras e omissões
. 1- Lista de “notícias falsas” que circulam na França :
A Rússia começou a guerra na Ucrânia em 24 de Fevereiro de 2022.
Esta é uma narrativa falsa. Parte da culpa recai sobre os militares ucranianos e seus líderes em Kiev. Em 2014, uma guerra civil eclodiu entre os ucranianos pró-europeus e os ucranianos de língua russa. O exército ucraniano bombardeou as populações de língua russa de Donbass durante 8 anos (14.000 mortos) acusado de “separatismo” (2014-2022).
(1)Na verdade, essas repúblicas não pretendiam separar-se da Ucrânia, mas ter um estatuto de autonomia que lhes garantisse o uso da língua russa como língua oficial.
(2). O objectivo dos Acordos de Minsk era acabar com essa guerra civil que começou em 2014 após o golpe de Maidan apoiado pelos EUA. Coube aos dois garantes do tratado, Alemanha e França, garantir que as duas partes (a Ucrânia, então presidida por Petro Poroshenko e o Donbass respeitassem os termos do acordo. Esses acordos nunca foram respeitados. Russos e ucranianos acusaram-se mutuamente de terem quebrado o cessar-fogo, o primeiro artigo dos acordos. Mas, em Dezembro de 2021, a ex-chanceler alemã Angela Merkel disse em entrevista a um jornal alemão (Die Zeit) que o plano era ganhar tempo para preparar a Ucrânia para uma guerra contra a Rússia (treino de soldados, envio de conselheiros militares, entrega de armas, ETA).

Joaquim de Freitas disse...

CONT. Então, claramente, desde o início, os Estados Unidos pretendiam provocar uma guerra com a Rússia. Quem é mais responsável, quem faz as guerras ou quem as provoca e assim as torna inevitáveis? *O cientista político americano John Mearsheimer na sua conferência internacional declara que os Estados Unidos e a NATO são todos responsáveis pelo derramamento de sangue na Ucrânia.. "A história condenará severamente os Estados Unidos pela sua política insensata em relação à Ucrânia.
A expansão da OTAN seria o erro mais fatal na política americana de todo o pós-Guerra Fria. Pode-se ler esta frase m num texto escrito por George F. Kennanem 5 de Fevereiro de 1997 e publicado pelo New York Times. Apesar disso, a NATO continuou a se expandir para o Leste, estabelecendo bases militares na Roménia e na Polónia. Se a Ucrânia agora se juntar à NATO, a perspectiva de ver mísseis instalados a sete minutos de Moscovo é intolerável para a Rússia. Esquecemos que Kennedy estava pronto para iniciar uma guerra nuclear (em 1962) se os soviéticos instalassem mísseis em Cuba? Eventualmente, a crise foi resolvida por uma contrapartida pragmática, pelo qual os soviéticos retiraram seus mísseis de Cuba e os Estados Unidos retiraram seus mísseis da Turquia.
Putin quer recriar a "Grande Rússia" invadir a Ucrânia, conquistá-la e continuar sua guerra de conquista para o oeste ... Em nenhum dos seus discursos,. Putin fez tais declarações.
A Rússia está isolada no plano internacional: Falso Nas votações da ONU para impor sanções económicas, financeiras, comerciais, culturais e diplomáticas à Rússia, a maioria dos países africanos, asiáticos e latino-americanos absteve-se, com alguns votos contra. Os mais determinados nas sanções são os Estados Unidos e a União Europeia.
Sobre a usina nuclear de Zaporizhia e os gasodutos: falsas acusações O exército russo entrou na Ucrânia em 24 de Fevereiro de 2022 e uma de suas primeiras operações foi proteger a usina nuclear de Zaporijia: em 4 de Março o exército russo ocupou-a para evitar qualquer incidente (ou acidente). É a maior usina da Europa, abastecendo metade do país com eletricidade. E em Agosto esta fábrica é bombardeada. O jornal Le Monde tem como manchete "Kiev e Moscovo se acusam mutuamente de novos ataques no local da usina nuclear de Zaporizhia" Zelinsky afirmará por muito tempo que são os russos que estão bombardeando a usina: como tais mentiras podem ser engolidas? Os russos seriam burros o suficiente para bombardear seus próprios soldados?

Joaquim de Freitas disse...

CONT.

Nord Stream I e II Assim como, alguns meses depois, eles teriam afundado seus gasodutos Nord Stream I e II, que lhes custaram muito caro e que lhes renderam muito dinheiro? Muito recentemente o jornalista americano Seymour Herschrevelou que foram os norte-americanos com a ajuda dos noruegueses que sabotaram os gasodutos e não os russos.
OMISSOES VERGONHOSAS: O exército ucraniano bombardeou as repúblicas dissidentes de Donbass esporadicamente desde 2014, causando cerca de 14.000 vítimas em 8 anos. Quem falou disso, quem protestou, na França, na Europa? Silêncio de rádio...
Negociações entre russos e ucranianos sabotadas em várias ocasiões pelos britânicos e americanos (Março e depois Abril - Maio de 2022) Poucos dias após o início da guerra na Ucrânia, o New York Times noticiou que "o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu ao primeiro-ministro israelense Naftali Bennett para mediar as negociações em Jerusalém entre a Ucrânia e a Rússia".
Bennett acrescenta que os Estados Unidos bloquearam essas tentativas de um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo Bennett, as concessões que cada lado estava disposto a fazer incluíam desistir da futura adesão da Ucrânia à OTAN e, do lado russo, abandonar os objetivos de "desnazificação" e desarmamento da Ucrânia.
Em Março do ano passado, Niall Ferguson informou que fontes dentro dos governos dos EUA e do Reino Unido lhe disseram que o objectivo real das potências ocidentais neste conflito não era intermediar a paz ou acabar rapidamente com a guerra, mas prolongá-la para "sangrar Putin" e provocar uma mudança de regime em Moscovo. Ferguson conclui que "os Estados Unidos pretendem continuar esta guerra".
O império dos EUA obtém tudo o que deseja dessa guerra por procuração. É por isso que ele conscientemente provocou esta guerra, é por isso que ele repetidamente sabotou os esforços de paz desde o início da guerra, e é por isso que esta guerra por procuração não tem estratégia de saída.

Luís Lavoura disse...

Os Estados bálticos nada têm a temer, eles estão na NATO. E, tal como a NATO tem tido o cuidado de não se meter diretamente nesta guerra, a Rússia também tem tido - e terá sempre - o cuidado de nada fazer contra qualquer país da NATO.

Luís Lavoura disse...

A expressão "territórios históricos" russos pode ter dois significados distintos: territórios historicamente habitados por russos, ou territórios que foram do Império Russo. Os países bálticos fazem parte da segunda categoria, mas não da primeira.

Francisco Seixas da Costa disse...

Luis Lavoura. No discurso de maio de 2022, Putin falou nos "nossos territórios"

Paulo Guerra disse...

Muito obrigado Sr. Joaquim de Freitas. Eu também já tinha enfatizado aqui como o Joaquim Freitas - espero que possamos viver os dois sem senhores aqui nos comentários - acertou logo na mouche no que devia ser o mais importante para todos os verdadeiros democratas na referência ao meu comentário. No Graal que sustenta as Democracias! E até faltam palavras para defenir a tenebrosa campanha de desinformação montada na nossa parte do mundo. Ia escrever que grassa mas infelizmente não nasceu de geração expontanea! No outrora famoso mundo livre. E sobre muito mais que o conflito, sobre as alterações geostratégicas que estamos todos a experenciar. Onde infelizmente tem tudo a ver com uma hegemonia que também é uma forma muito educada de defenir um certo tipo de colonialismo que nunca cabou ou mais pragmaticamente a eterna aspiração dos EUA de mandarem neste planeta! Que também é o que está em causa na Ucrania. E eu queria deixar claro que não parto de qualquer preconceito ou tolerância em relação a qualquer uma das partes. Por norma tnto reduzir-me aos factos e no limite como todos também fazemos com as pessoas ao seu histórico recente. E não é a Russia que tem por hábito como o Joaquim também refere andar a inventar pretexto falsos para invadir e na maor parte das vezes, destruir países inteiros!

A Russia que é muito provavelmente a nação mais legalista da terra e anunciou inclusive publicamente o que pretendia da Ucrania quando acionou o art. 51 da Carta das Nações Unidas. Precaver talvez a solução final para o Donbass que os relatórios da OSCE de Fevereiro de 2022 demonstram sem margem para dúvidas. Inequivocamente! Quando Biden fazia que adivinhava a data da entrada na Russia na Ucrania tinha uma carta poderossissima na manga. E a hipocrisia como é hábito de DC! Que também nunca explicou os objectivos da Revolução colorida e mais tarde do golpe de estado! Que eu considero a verdadeira invasão. Mesmo que tanha ouvido idiotas nas nossas televisões à época a comparar o nosso 25 de Abril com uma intervenção externa! E por mais terrífico que tenha sido ver aviões militares a bombardear civis no Donbass, a pedra de toque ocorreu muito antes e foi mesmo a língua que ainda hoje se fala na maior parte da Ucrania e não só entre a etnia russa. Entre outros aspectos culturais como a elevação do autor de Babi Yar a herói nacional logo em 2004. Com Yushchenko! Aquele que Putin também envenenou só durante a campanha eleitoral já inconstitucional em 2004! Um velho hábito de Putin no Ocidente. Sobretudo com figuras predominantemente menores na Russia! Depois da vitória nas eleições como milagrosamente passou logo o inchaço da cara ao Viktor Yushchenko!

E também julgo que hoje já é seguro afimar que todo o aparato militar da Russia em 24 de Fevereiro só pretendia forçar basicamente os acordos de Minsk que alguém defraudou! Foi a própria Turquia e mais recentemente Israel que confirmaram que o conflito não acabou logo em Abril só com o Donbass em cima da mesa porque Washington não permitiu! Porque o objectivo foi sempre provocar o conflito armado não para vencer - nem os EUA são tão idiotas para pensar que podiam vencer um conflito armado no limite com a maior potência nuclear na sua fronteira - mas para tentar desestabilizar a Russia com o pacote do conflito, sanções e propaganda que eventualmente conduzisse a um “regime change” em Moscovo!

Foi sempre este o grande “goal” de DC! Que não podia ter corrido pior com a Ucrania e a Europa a pagar a grande factura! Com o leste da Ucrania a ser completamente destruído enquanto estamos aqui a comentar e com as reservas de energia na Alemanha por mais que suportem este inverno como será no próximo? Além das grandes indústrias que consomem mais energia, muitas já sem laboração e muitas também já a tratarem da deslocalização! Veremos mesmo se também para os EUA como desjo de Biden se para a China ou até eventualmente ainda para a Russia. Num conflito armado tudo muito depressa! Basta lembrar a mudança de uniformes à pressa precisamente no leste da Europa a partir de 43/44!

Paulo Guerra disse...

CONT:
E em termos humanos pior, com o leste da Ucrania a ser totalmente destruído enquanto comentamos aqui! Quanto ao grande apetite da Russia por um remake do seu grande Império u até da URSS nunca demosntrou qualquer apetite para atravessar sequer o Dniepre. Também só se fosse estupida. Mas tudo muda na guerra! Em Fevereiro as propostas da Russia só pretendiam paz no Donbass e o levantamento dos misseis na polonia e na Romenia. Na minha opinião mais que legitimas. E vejo o levantamento dos misseis como uma grande conquista da Europa pelo perigo que representam para todos! De desencadearem num ápice o apocalipse que nenhum de nós consegue sequer imaginar! E só de pensar que já voltámos outra vez ao inferno nuclear com que nos preocupávamos nos anos 80 só porque os EUA decidiram retirar-se de dois Tratados tão importantes para a humanidade…

Mas voltando à Ucrania até a cabeça de ponte em Kherson foi sempre uma enorme manobra de diversão que destruiu um numero maçico de tropas da AFU. Mas nunca vimos sequer qualquer intenção à época de prosseguir para Odessa e fechar o mar à Ucrania, que a acontecer será a certidão de óbito do potencial para ainda sonhar vir a ser um dia uma grande economia! A ex-republica socialista mais rica logo a seguir à Russia que entrou neste conflito como o país mais pobre - atrás da Albania - e mais corrupto da Europa! Que além do assalto pós Independencia foi completamente quebrada com o empréstimo do FMI pós crash do subprime nos EUA, o que conduziu aliás aos protestos legítimos em 2014 e mais tarde ao golpe! Depois de sequestrados pela CIA com a grande ajuda da UE! O que porventura nunca saberemos é se a Ucrania também esteve a sério nas negociações de paz logo no início do conflito. A seguir às declarações de Bennet, a propaganda ucraniana veio dizer que só esteve nas negociações para ganhar tempo! Não se percebe bem para quê depois de 8 anos com os engenheiros da NATO a construir as suas linhas de defesa. Um país que se diz invadido mas nem foi esperar o invasor à fronteira. Só como curiosidade!

Mas no meio de uma autêntica distopia no Ocidente não adianta dizer muito mais num tempo de tanto preconceito irracional. Uns vão sempre acreditar na realidade que mais lhe sconvém e nunca vão mexer uma “polegada”! Só uma última referencia para outra grande perda da Europa neste conflito, como um activo tão impoetante como vários países neutrais que fiquei com a ideia que até o Sr. Embaixador a modos que festeja?! É mais uma grande perda para a Europa de que já nos socorremos várias vezes! E também não deixo de achar piada quando se fala na grande liberdade da nova Europa aderir à NATO. E para além da nova Europa lembar só que o Embaixador da Suecia nos EUA falou logo na possibilidade de baixarem o orçamento da defesa e ainda acederem a um mercado de muitos milhões de armamento! Infelizmente é a Europa que também temos hoje!

Paulo Guerra disse...

CONT
Ainda há pouco tempo o pináculo da nossa civilização com os Estados Sociais construídos depois de todos os sacrifícios da WWII, também sobre um ataque de outra natureza mas totalmente interligados! Pináculo civilizacional onde Portugal devido à ditadura já chegou quando Thacher em Inglaterra já dava as primeiras marretadas no sentido do seu desmembramento durante o 1º grande choque do petróleo em 73! Como consequência e apesar da grande conquista também em Portugal, claro que não podemos esperar a mesma resiliência do nosso SNS e o NHS. Um dos grandes objectivos do BoJo que a pandemia também não permitiu. E em Portugal também passaram de heróis ao mesmo de sempre em duas semanas! Triste o egoísmo para onde caminha o nosso mundo! E não querendo abusar, de uma forma sucinta chamava só a atenção de duas declarações de dois grandes americanos sem papas na língua sobre o conflito contra o seu próprio país no CS das Nações Unidas! E ninguém pense que é fácil para dois patriotas americanos testemunharem contra os EUA nas NU! E se eles - muito mais conhecedores que os milhares de analistas na nossa parte do mundo - não têm dúvidas sobre o conflito na Ucrania ou no próximo em Taiwan, talvez muita gente devesse pensar na triste figura que anda a fazer!

https://www.youtube.com/watch?v=R_EX-VwKjng

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...