terça-feira, fevereiro 07, 2023

Nove teses de fevereiro (8)

Começa a criar-se a ideia de que a direita só poderá regressar ao poder com uma agenda condicionada por setores mais radicais. Se assim for, os eleitores moderados e social-democratas, que alternavam entre PS e PSD, tenderão a deixar-se colonizar pelo “situacionismo” socialista.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sonhos...

João Cabral disse...

Senhor embaixador, há muito que o PS se deixou colonizar por temas do BE e do PCP. Agora parece tudo muito natural, não é? Pois, mas de natural nada tem. O PS também se radicalizou.

manuel campos disse...


Tenho-me esforçado por aqui por puxar à reflexão o facto desses tais "eleitores moderados e social-democratas, que alternavam entre PS e PSD" estarem a envelhecer a olhos vistos, a desaparecer aos poucos e a convencer poucos jovens da grandiosidade das suas ideias solidárias, mais dois anos de inflações destas e aumentos de juros e cada vez menos jovens têm paizinhos e mãezinhas para os ajudar a pagar o andar e o carro (porque aqueles também começam a ficar apertados), o caldo entorna-se.

Se começarmos a pensar em termos eleitorais, 4 anos é alguma coisa e 8 anos é muito, daqui a duas eleições para a AR é provável que todos os raciocínios que hoje se façam por aí tenham desaparecido de vez, até porque a Europa também está a mudar, penso que ninguém saberá muito bem em que direcção mas não será para o lado de onde vem.

Mas já percebi que há demasiada gente que não lida no seu dia-a-dia com gente "around the 50's" nem gente "around the 20's", só lida com gente "between the 70's and the 80's" e esses, como é fácil de imaginar, não vão entrar nestas contas daqui a pouco mais de meia-dúzia de anos, nas eleições de 2030 isto tudo tem todo o ar de poder vir a estar bastante mudado.

Manuel Alegre

Tenho muita pena pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...