sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Munique

A Conferência de Segurança de Munique foi, durante anos, um espaço muito interessante de encontro de perspetivas diferenciadas de segurança e defesa. Agora, corre o risco de tornar-se num ameno convívio de “like-minded”. É pena!

4 comentários:

manuel campos disse...


Se fôsse só a Conferência de Segurança de Munique estávamos nós bem.

Nuno Figueiredo disse...

é.

Paulo Guerra disse...

Nada marcou tanta a Conferencia de Segurança de Munique na era em que ainda vivemos como o discurso de Putin em 2007. E eu que não alinho em cultos de personalidade nem em truqes de propaganda barata de chamar a uma grande nação como a Russia o nome do seu Presidnete porque é muito mais fácil vilipendiar, ainda estou à espera que me apontem os erros desse discurso! De alguém que chegou a Presidente da Russia com toda a riqueza russa a ser bombeada para as principais praças ocidentais, com os mais velhos sem receber reformas, milhares de suicidios todos os anos por puro desespero de quem perdeu tudo com Yeltsin nos anos 90 - que pediu inclusive desculpas ao povo russo na hora da despedida do poder que não devem ter chegado aos ouvidos de muitos interessados assim como a sua imagem na Russia - que depois de anos a tentar uma reaproximação politico economica decente com o Ocidente, não ponho dúvida à epoca do lider do Krelin mais pro-Ocidental de sempre, em 2007 sentiu necessidade de ir a Munique dizer que a Russia não aceitava o mundo unipolar nem o Xerfife em Washington que já estava a desvastar o mundo com as suas guerras de energia. Discurso que pelos olhos de McCain não deve ter sido muito bem aceite no seio neocon em DC! Então a Russia que perdeu a guerra fria - com a baixa do petroleo orquestrada com os sauditas, curiosamente hoje do lado da Russia - não está preparada para nos prestar vassalagem como o resto da Europa?! Já tratamos da Russia! E continuam a tentar! E nem as sanções economicas funcionam! Na vespera da despedida do US dolar como a grande referencia monetária global! Uma moeda fiduciária como moeda da reserva mundial, que pôe cada um de nós a pagar a divida dos US! Depois do estouro da maior economia do mundo com a guerra do Vietname. Insolvencia nunca assumida e muito honestamente a maior fraude financeira de sempre até hoje! E até ver!

Putin's famous Munich Speech 2007

https://www.youtube.com/watch?v=hQ58Yv6kP44&t=1628s

Paulo Guerra disse...

Errata: O lider do Kremlin mais pró Ocidental foi sem dúvida Gorbatchev. O último e o único líder da URSS que admiro não obstante tanta ingenuidade! Um enorme pacifista que permitiu a reunificação da Alemanha, a queda do muro, a dissolução da URSS e o fim da guerar fria! Tudo em nome da paz! Que infelizmente os EUA aproveitaram logo para transformar num mundo unipolar baseado nas suas próprias regras ao arrepio da Carta das Nações Unidas e do direito internacional muitas vezes. Como no caso da guerra do Iraque com que mataram toda a autoridade da ONU no mundo! Com o sonho antigo de transferirem essa autoridadade para a sede da NATO em Bruxelas. Compagnons de route em muitas guerras totalmente à margem da lei!

Uma Ordem mundial que nem pode julgar os soldados que mais guerras fazem no mundo! Os soldados americanos! Tal é o respeito dos EUA pelo direito internacional! Hoje a combaterem na Siria ao lado da Al Qaeda e do ISIS! Onde falaharam a implantação de um gasoduto do Catar para a Europa que valeu a destruição de grsnde parte da Siria. Logo a seguir à destruição da Libia! Que diga-se o que se disser era um dos países africanos mais prósperos. E a guerra nunca foi solução para nada! Infelizmente para o mundo Gorbatchev foi traído em casa mas para quem respeita a soberania dos estados, foi só mais uma guerra entre eles mas pior, foi completamente traído pela comunidade internacional! Com quem acreditou ser possível reformar o que já não era reformável de todo no nosso tempo, a URSS!

Mas não é de somenos que antes de morrer ainda tenha prestado o seu apoio a Putin - com quem manteve sempre grandes discordâncias - na questão da Ucrania da sua mãe e da sua adorada esposa! O que não deve ter sido nada fácil mas esclarecedor como a Russia vê o conflito na Ucrania! O que não parece minimanente importante para quem nas Democracias Ocidentais pensa que tem o direito de pensar pelos russos! Como também fez na Ucrania e conduziu à tragédia a que todos estamos a asssistir diariamente sem quaisquer precupações pela reposição da paz da nossa parte. Que continua a pensar que o mais importante é continuar a enviar mais armas para a Ucrania! Como se as armas já tivessem parado alguma guerra!

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...