sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Artigo no "Diário de Notícias"

 


3 comentários:

manuel campos disse...


Passei ali por um quiosque e li os títulos das primeiras páginas.
Ao ler o título que encabeça a 1ª página de um jornal, pensei logo que uma pessoa com a experiencia e inteligência de Nuno Severiano Teixeira não poderia ter dito aquilo assim sem mais, no estilo bravata que nunca foi o dele até hoje, tal como ali está é lido por muita gente como algo quase ameaçador (e era assim que estava a ser lido pelos outros basbaques que ali estavam e já anteviam - e aplaudiam - a NATO a dar esse passo um dia destes).

Tirando consensos á volta de lances de jogos de futebol, ninguém por cá parece interessado que se chegue a consensos entre os aliados no sentido de propostas conjuntas de pacificação do conflito, vai tudo atrás dos EUA que por sua vez andam às voltas com os seus problemas lá para o lado do Pacífico, que esses é que podem lixar aquilo que por lá é mais querido, a carteira (e não do lado do Atlântico, lembro que esta politica dos EUA vem do 1º mandato de Obama).
Aliás muita gente anda entusiasmada com essa perspetiva, li hoje no mesmo jornal que 62% dos portugueses são contra a intervenção da NATO mas que 64% são a favor de que os nossos militares sejam enviados para o conflito se este se agravar.
Deve ser porque não têm nada com que se entreter.

Portanto fui ler a entrevista e é evidente que, como sempre acontece com a sôfrega procura de sensacionalismos inconsequentes do jornalismo que o mundo hoje tem, há ali uma afirmação do jornalista (nem é uma pergunta), a resposta começa com aquela frase mas tem ainda uma pequena explicação sobre a razão da frase inicial e até uma conclusão em 4 palavras a aclarar definitivamente o assunto.
Isto tudo em duas linhas e meia, conciso, preciso e correto.
Mas o bom senso não vende.


Paulo Guerra disse...

No dia em que a Europa e sobretudo os medias celebram incansalvemente o 1º ano de guerra em vez de algum processo de paz só agora vi a capa do DN com o Nuno Severiano Teixeira, outro expert da Russia em Portugal, a falar das ambições territoriais de Putin?! Foi à cartomante do Stoltenberg! Já sobre as ambições da NATO não ouviu o idiota do Stoltenberg admitir que não tem munições. Nem homens! A NATO depois do AF não passa de um trige de papel por mais países que já tenha ajudado a destruir na sua grande missão de defesa! Mas sinceramente tb não é assunto que me interesse. Nada sobre o braço armado de DC para controlar a Europa me interessa. E de uma grande plataforma de negócios do MIC dos US. Ou melhor interessava-me muito que fosse para casa e já esteve mais longe! Hoje já nem sobre o braço politico também sediado em Bruxelas. Por alguma razão em plena seculo XXI a biografia de Monnet escrita por Eric Roussel continua proibida. Basta lembrar-me como vimos a nossa divida dobrar no último grande crash dos bancos devido às agências de rating e à paralização do BCE!

Mas voltemos às alegadas ambições de Putin depois da confirmação que os EUA cometeram o acto de guerra mais hediondo contra a Alemanha e por conseguinte contra a Europa! Mais discutido nos EUA que na Europa?! Um segredo de polichileno depois de Scholz ter confessado logo em Novembro que não podia identificar os terroristas para segurança do povo alemão!? E depois ainda se admiram da eleição de Trump! Esta gente ou é masoquista ou propagandista. Ou pior. Num país neutro na WWII que agora envia tanques para a Ucrania! Até o nosso sem vergonha da Goldman Sachs na CE durante o crash - onde é pessoa non grata – hoje veio botar faladura. Com uma treta que deve ter inventado à última hora para ver se brilha. Vão acabar por eleger todo o tipo de nacionalistas como já começou em Itália! E depois ainda vão chamar nacionalista fascista a Putin que celebrou com a China a maior parceria de sempre! Que os EUA delirantes também já ameaçaram! Dois estados soberanos! Isto não cheira só a fim de Império mas a manicómio com o Joe Dementia & Co.!

E depois de também ter deixado aqui o link do homem que chefiou a inteligência dos EUA em Moscovo, Ray MacGovern que deu briefings diários a três Presidentes dos EUA sobre a Russia! Denunciar inequivocamente no CS das NU que foram os EUA que provocaram esta guerra "not provoked" como ele graceja!!!! A NATO é que desde o pulha do Clinton, contrário a toda as garantias, nunca parou de caminhar imprudentemente para a fronteira da Russia - com silos de misseis na Polonia e na Romenia - conforme opinião de outro verdadeiro expert já aqui lembrado, George Keenan, antes de falecer. Mas Putin é que tem ambições territorias?! Ok! E a NATO tem ambições de quê ao certo? Mais alguma humilhação militar como no AF ou ajudar a destruir mais algum país como a Jugoslávia ou a Libia? Talvez embarcar numa nova missão de defesa no “Indo Pacifico”… É só fazer de conta que é o Atlantico porque também nunca foi uma aliança de defesa!

Paulo Guerra disse...

Numa Ucrania, riquíssima em recursos naturais e a tentativa de expulsar a etnia russa do Donbass também está associada à ganancia de alguns lobbies pelos seus recursos naturais como o gás natural. Já que como uma das maiores bacias de carvão do mundo que ainda exploram com maquinaria soviética e quando avaria salta para maquinaria pós WWII para não ser rentável e importarem carvão da Pensilvania, EUA! Como herdaram indústrias de ponta em áreas como a aeronáutica, espacial, armamento – não foi por acaso que foram o maior vendedor EUROPEU de armas - as que herdaram já produzidas - nas duas primeiras décadas deste seculo. Com as maiores siderurgias e estaleiros navais da Europa nos grandes portos do sul e ainda há pouco tempo tb encomendaram uma fragata à Turquia?! Como bilhete para a NATO! Com sorte sem mar, para o delta do Danubio.

Isto tudo para dizer que a UE podia e devia ter ajudado a Ucrania há muitos anos com programas para deixar de ser o país mais pobre e mais corrupto da Europa! Na luta contra a corrupção que fechou quase toda a produção industrial e fez sair muito antes da guerra 25% da população activa! Nenhum estado soberano resiste a "deserções" desta ordem sem alienar o resto do seu patrimonio e foi o que aconteceu às melhores terras agricolas. Ucrania onde está estudado que a maioria da juventude recorre a experiências de prostituição nas grandes cidades! Mas a UE optou por nunca fazer nada de substancial até ao golpe de estado do Euromaidan. Onde de súbito surgiu muito activa! Depois de lhe ser vetada qualquer investigação ao massacre de Odessa!

Quando a Europa devia era ter passado as ultimas semanas a discutir a sabotagem dos gasodutos do Baltico e as suas consequências para a economia europeia e global. O impato para toda a economia global para que Jeffrey Sachs chama a atenção na ONU porque o comum dos mortais e eu diria muitos experts não pensam neste acto de terrorismo como algo completamente inédito e nas suas consequências para todos os países que já têm e precisam de continuar a construir infraestrutura offshore! Em suma, a magnitude da decisão dos US explodirem os Nord Stream ainda é algo completamente inimaginável porque nunca tinha sucedido nas actuais condições! Na verdade os EUA já tinham feio algo parecido na Siberia! Mas claro que o impacto não pode ser reduzido aos dois gasodutos em questão!

Muito dos problemas da análise deste conflito, além da propaganda, resultam da nossa incapacidade em calçar as botas dos outros! Conseguem ao menos pôr-se no papel de um governante hoje da região que precisa de construir alguma infraestrutura offshore? De um ou do outro lado da barricada? Ou também pensam que a Russia não tem capacidade para destruir gasodutos offshore? Felizmente para o mundo até aqui tem havido alguns adultos na sala! Mas não na Sala Oval! Mas mais uma vez, tudo pode mudar e alguns primeiros passos nunca devem ser experimentados sem conhecer as suas consequências! Mas nós no Ocidente pensamos sempre que podemos dizer tudo o que nos apetece sobre o tirano da Russia para moldar consciências e esperamos sempre que a Russia nunca responda. E felizmente tem mesmo sido o caso muitas vezes! Senao o caldo ainda entornava mais vezes com Putin a ambicionar Marte! Espera lá, Marte já é do Bezos ou do Musk. Era bom que nenhum dos 67 cancros do MI6 se concretize porque ainda podemos ter alguma surpresa mais desagradável que as sanções económicas!

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...