terça-feira, fevereiro 25, 2020

José Cutileiro


José Cutileiro escreve como poucos. O seu português de lei, culto e preciso, mas não gongórico, somado a um apurado sentido de observação, de onde ele parte para uma análise fina e percutante, torna a leitura dos seus livros um grande prazer. Acresce que a vida deu a Cutileiro a oportunidade de cruzar terras e gentes muito diversas, sabendo ele extrair disso notas inteligentes e divertidas.

Este seu novo livro, agora editado pela Dom Quixote, é uma colagem de textos curtos, muito diversos entre si, que podem ser digeridos autonomamente, o que transmite uma grande leveza à leitura, estendendo o prazer pelo tempo. Tenho apreciado bastante este “Inventário” e já estou com pena por estar a acabá-lo.

2 comentários:

Take Direto disse...

Fiquei com vontade de ler. Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Francisco,

É mais um belo livro de uma pessoa muito inteligente que literalmente me conhece desde o dia em que nasci, e dedicado a outra pessoa, a Vera Futscher Pereira, que infelizmente partiu há pouco e que era minha amiga desde os meus dez anos. Faz muita falta.

Um abraço

JPGarcia

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...