sábado, setembro 17, 2022

Alemanha

Acredito que esta geração política alemã esteja, com sinceridade, ancorada nos princípios da paz e da democracia, pelo que não me assusta a recuperação do seu poderio militar. Mas não sei se, por essa Europa, nas capitais de alguns dos aliados da Alemanha, todos pensam como eu.

18 comentários:

Flor disse...

May God hear you!

Reaça disse...

Com ou sem poderio militar, a Alemanha e a Europa em geral, já era.
A Europa está nos últimos suspiros.
Se sobrar como museu, já não é mau.
Mais umas décadas...poucas!

Lúcio Ferro disse...

Vejo com muito apreensão estas manobras para rearmar a Alemanha. No passado não correu bem. Quase certo é que vão gelar este Inverno e por mim acho muito bem.

manuel campos disse...


Não sei se entre 1918 e quanto muito 1932 não terá havido muita gente a pensar e a escrever o que está na 1ª parte do seu post.
Sinceramente não sei de todo, é de facto uma dúvida que agora ponho.
Mas se houve então há razões para a 2ª parte do seu post.

Unknown disse...

Quem deve tremer com essa perspectiva deve ser a França, não será ?
Será que a objecção dos franceses ao gasoduto também tem a ver com isso?
Costuma-se dizer que em política o que parece é.
E o que me parece é que a França está a tentar travar o desenvolvimento da Alemanha e que vai pagar por isso. Até junto da Ucrânia.

maitemachado59 disse...



Flor, nao se esqueca que embaixador Seixas da Costa e ateu (gracas a Deus?)

Joaquim de Freitas disse...

Aprecio imenso o que escreve, quase sempre, Senhor Embaixador.

Mas desta vez, nao sei se por influência da minha Esposa, que "os viu " ou ouviu falar, na sua família, da travessia da fronteira três vezes desde Sedan, creio sinceramente que se engana.

Desde o início da operação russa na Ucrânia, Úrsula von der Leyen usou a sua posição como chefe da Comissão Europeia para impor sanções cada vez mais drásticas à Rússia, aumentando a ameaça de uma grave crise energética europeia neste inverno. Escondendo aos europeus que a Alemanha pode apoiar no botão do Nord Stream 2 e arrancar o gasoduto, como diz Putine, eliminando o problema. Porque foi a Alemanha que decidiu nao arrancar...e nao Putine.

Ela proclamou que "a Rússia afundará na decadência económica, financeira e tecnológica, enquanto a Ucrânia está marchando em direcção a um futuro europeu".

Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores dos Verdes alemães, está igualmente determinada a 'arruinar a Rússia'.

E tudo isto quando, ao mesmo tempo, 77% dos alemães seriam a favor dos esforços diplomáticos para acabar com a guerra – o que deveria ser da responsabilidade do ministro das Relações Exteriores. Mas Baerbock , mas esta não mostra interesse na diplomacia, apenas em um "fracasso estratégico" para a Rússia - não importa quanto tempo isso leve.
*
De facto, no movimento pela paz dos anos 1980, uma geração de alemães distanciou-se da de seus pais e prometeu superar as "representações do inimigo" herdadas de guerras passadas.

Eu conheci alguns, quando dirigi, durante dois anos, a nossa filial na Alemanha. Tinham uma certa “vergonha” do passado nazi dos pais. Mas nao exageradamente ! Alguns cultivavam amorosamente a "Cruz de Ferro", em casa...

Curiosamente, Baerbock, nascida em 1980, referiu-se ao avô que lutou na Wehrmacht como tendo contribuído de alguma forma para a unidade europeia. Este é o pêndulo geracional?

Há razões para supor que a actual russo fobia alemã deriva muito da sua legitimação da russo fobia de ex-aliados nazistas em países europeus menores. Embora o revanchismo anti-russo alemão possa ter levado duas gerações para se afirmar, vários revanchismos menores e mais obscuros floresceram no final da guerra europeia e foram integrados às operações dos Estados da Guerra-fria.

Toda esta clique tem as costas quentes dos EUA. E pensam que depois de terem absorvido 27 nações, ao expandirem-se para o leste, procuram, sob o domínio dos Estados Unidos, fazer pender a balança geoestratégica a seu favor.

E os 100 mil milhoes para o rearmamento visam este plano... Mas enganam-se.

A Rússia é a herdeira da segunda potência mundial, a União Soviética, e o Ocidente não se lembra disso; para o Ocidente, a União Soviética é uma relíquia do passado, está morta e enterrada e é aí que o Ocidente está errado

A Rússia tem forças consideráveis. É a primeira potência territorial do mundo, a primeira potência nuclear vinculada aos Estados Unidos, a primeira produtora e primeira exportadora de gás natural do mundo.
É também o terceiro maior produtor (atrás da Arábia Saudita e dos Estados Unidos) e o segundo exportador mundial de petróleo.

Quando os líderes ocidentais falam de "guerra económica contra a Rússia" ou de "arruinar a Rússia" armando e apoiando a Ucrânia, pergunta-se se eles estão se preparando conscientemente para a Terceira Guerra Mundial.

Flor disse...

Maitemachado59, é uma força de expressão.

Corsil disse...

Caro Joaquim de Freitas:
-Chapeau !!!!!!!!!!!

manuel campos disse...


Vêm aí tempos muito complicados para todos nós (ainda ontem o nosso PR o lembrou e, desta vez, acho que foi oportuno).

Não me parece que a Alemanha e os alemães, com toda a sua força económico-financeira (em tudo o que a expressão possa abarcar para o país e os individuais), esteja preparada para sacrifícios que vão para além de uns vagos e curtos cortes aqui ou ali.

A Europa, como costumo dizer, está cheia de idosos acomodados e jovens mimados e, tanto uns como outros, podem dizer frases bonitas e o mais políticamente correctas que fôr aconselhável, mas não acho que estejam dispostos a abdicar uns das suas vidas plácidas de reformados e passeios turísticos e outros das suas correrias à volta do mundo e dos seus i-phones de última geração.
Moro numa zona histórica e sei do que falo, vejo-os a uns e outros da minha janela e falo com eles todos os dias aqui na rua, aparentemente tenho um ar poliglota e é direito a mim que vêm.

Claro que há uma enorme quantidade de gente que não se enquadra aqui e só trabalham que nem os doidos pois não têm outro caminho, mas como trabalham para os primeiros e são aqueles que "fazem" a opinião publicada (que passa por "opinião pública") é como se não existissem, isto sendo assim em qualquer país europeu.

Reconheço que o relambório vai longo mas onde eu quero chegar é que este passo agora dado por Scholz me parece enquadrar-se numa política de "follow the flag" que não é única nestes conturbados últimos tempos, apelando a um espírito nacional de "grandeza" tão caro desde há séculos por aqueles lados e redondezas, espírito esse que está muito impregnado, direi mesmo que é uma base "cultural" e que pode ser muito útil enquanto a "grandeza" económica abana e se recupera, algo que nunca é fácil ainda que com eles seja mais que com outros.

É assim, a meu ver, uma manobra para consumo interno.
A Alemanha teria que investir muito nas suas Forças Armadas e não vai ter folga financeira para isso tão depressa pois a França, o Reino Unido e a Itália estão muito à frente (em especial os dois primeiros, claro) e a Espanha está logo atrás.

Desde o Brexit que muita gente se vai esquecendo que o RU é Europa mesmo que não seja UE (já tive que lembrar isso a muitos) e todos sabemos como o RU e a França encaram "visceralmente" a Alemanha mesmo que pareçam andar aos beijinhos (os tais aliados que podem ver as coisas de outro modo e têm excelentes razões para isso).



Unknown disse...

Qualquer país armado até aos dentes é um perigo; a Alemanh , ainda mais...
MB

manuel campos disse...


Ali entre o 3º e o 4º parágrafo tinha metido um outro a enquadrar sucintamente os grupos etários entre os 25 e os 60 anos, em princípio os "activos".
Pirou-se.
Nabices.

Fica o 4º parágrafo manco mas não vou reescrevê-lo, creio que a ideia se entende e já chega de me aturarem por hoje.

José disse...

Admire-se a "coerência" daqueles que se exaltam com possíveis vetos aos turistas russos mas admitem declarações pró congelamento de oitenta milhões de alemães.

João Cabral disse...

Espanta-me que permita aqui comentários claramente antialemães, senhor embaixador.

Francisco Seixas da Costa disse...

Essa agora! João Cabral. Porque não podem as pessoas criticar a Alemanha?

maitemachado59 disse...

Flor, I wrote it "tongue in cheek"!

maitemachado59

Flor disse...

maitemachado59

Ok!

Arber disse...

O meu comentário vai ser um pouco marginal, mas dentro do tema.
Fiquei hoje muito surpreso ao ver um militar americano, numa base militar na Alemanha, a explicar que ali é dada formação militar a ucranianos, "...aí, sei lá, há 20 anos" disse ele!
E fiquei a perguntar-me, mas há 20 anos porquê, se os problemas com a Ucrânia só começaram em 2014?
Aí lembrei-me da expansão da NATO, da ambição americana de desmembramento da Rússia e divisão em 18 países, dos pedidos desta para lhe ser garantida segurança. etc., etc.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...