sábado, setembro 24, 2022

Rússia

A Rússia continua a ser um Estado formalmente democrático, na letra constitucional. Porém, na prática, com Putin, o regime há muito que se converteu numa evidente autocracia, a qual, contudo, em nada é incompatível com a persistência de um ainda forte apoio popular à sua liderança.

6 comentários:

manuel campos disse...


Mas para se perceber isto há que ler e ouvir muito por essa CS ocidental fora, felizmente a liberdade de expressão dá-nos essa possibilidade, só tendo nós que dar os nossos conhecimentos e a nossa capacidade de distinguir o que são meios de referência suficientemente independentes e meios de propaganda mais ou menos encapotada.

Como grande parte das pessoas vive bem com uma espécie de "take-away" noticioso já desisti de falar nisto porque fico sempre perto de ser aconselhado a ír viver para lá.

João Cabral disse...

Senhor embaixador, esse apoio será assim tão genuíno? Não sejamos ingénuos.

Unknown disse...

Então que não fujam por causa da guerra e fiquem lá a apoiá-lo!

José disse...

O que levanta uma questão interessante:

O Povo Russo apoia Putin, o Povo Russo elege sucessivamente Putin, o Povo Russo tem conhecimento das ações de Putin, o Povo Russo repete o discurso de Putin

MAS!...

o Povo Russo não é, em nada, responsável pelo que Putin faz.


Só quem for cego é que não vê nesta desresponsabilização e infantilização uma repetição do discurso político populista do "eles, os políticos..."

É a subversão completa do princípio da representatividade. Eles (os políticos que nós elegemos vez após vez para nos representarem e agirem em nosso nome), fazem o que querem e nós não temos culpa de nada.

Anónimo disse...

Não consigo entender como uma "forte autocracia" pode ser autocrata quando persiste um forte apoio popular à sua liderança. É uma contradição nos termos.
É o mesmo que uma "forte democracia" ser democrata quando tem um fraco apoio popular à sua liderança.
Se não tem apoio popular, não é democracia. Se tem apoio popular, não é autocracia.
Mas nas "democracias" ocidentais chamamos autocratas a quem não partilha da visão de democracia que praticamos. Como se fosse a única forma de os povos se organizarem democraticamente.

manuel campos disse...


Um "ainda forte apoio popular" como mencionado permite presumir que os que fogem da guerra não estarão necessáriamente entre os que o apoiam.
Mas nunca se sabe, há quem admita que são os mesmos, pelos vistos.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...