terça-feira, setembro 06, 2022

Adriano Moreira


Uma inteligência serena é a definição que me ocorre sobre Adriano Moreira, neste dia em que comemora uma centena de anos de vida vivida com grande elegância.

9 comentários:

Carlos Antunes disse...

Caro Embaixador
Concordo inteiramente consigo.
Na política portuguesa, em que é fácil lançar sobre os políticos, pedras à esquerda e à direita, a verdade é que a figura de Adriano Moreira se impôs a todos pela sua sabedoria, cultura política ecléctica e pela honestidade intelectual.
Além disso, foi um distinto Professor catedrático e Presidente no seu Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (com ou sem U).
Cordiais saudações

Figueiredo disse...

«...Ele esteve preso, porque teve problemas políticos. Quando o conheci, puxava para a extrema esquerda. Depois teve o problema com a família do general Godinho. Mandou a família do general apresentar queixa por homicídio contra o Santos Costa. Este mandou-o prender e tivemos um trabalhão para o pôr na rua, pois na realidade, aquilo era uma violência. Pior ainda, porque tendo ele sido conselheiro da queixa – segundo dizia a família do Godinho – foi depois dizer que esta a tinha apresentado contra a sua vontade. Aí começou a criar-se um ambiente algo hostil ao Adriano Moreira.

Depois tornou-se professor da antiga Escola Superior Colonial, começou a aderir ao Salazar. Consegue transformar a Escola num Curso Superior e também que os seus professores passassem a ter a categoria de professores catedráticos.

Isto sem concurso. Por exemplo, Armando Marques Guedes, que era assistente da Faculdade, e a quem tínhamos três vezes aberto concurso para professor, a que nunca se apresentou, foi levado pelo Adriano para professor catedrático do Instituto. O Marcelo, muito magoado, dizia: “Aquele sujeito está à porta do Instituto a distribuir lugares de catedrático como quem dá rebuçados...”...»

Fonte: Adelino da Palma Carlos, sobre Adriano Moreira.

Anónimo disse...

Fernando Neves
O Príncipe da política nacional

Anónimo disse...

E O Tarrafal?
Já ninguém se lembra!...

Flor disse...

Que descanse em paz!

João Cabral disse...

Descanse em paz? Calma com isso.

Isa disse...

Que se fale do Homem, na sua totalidade. se ninguém esquece as suas qualidades, também ninguém sério esquecerá os seus erros brutais...
Chão Bom do Tarrafal, Cáterdra Universitária : são dele, Adriano, homem inteligente que sabe, tão bem como nós, que nada de humano lhe é estranho

José disse...

O comentário da Flor é de uma ignorância atroz.

Esta pessoa é como aquelas crianças que se sentam à mesa dos adultos e fazem questão de participar nas conversas deles. Apre!!!

Anónimo disse...

Uma árvore cortada. Ser franciscano impediu-o de se bater pela herança de Salazar, contra Marcelo Caetano e Franco Nogueira.

O futuro