sexta-feira, outubro 21, 2022

“O Padrinho”


Um artigo de Miguel Freitas da Costa, na revista Crítica XXI, dirigida por Jaime Nogueira Pinto e Rui Ramos, tinha-me aberto o apetite para rever “O Padrinho”, um clássico de 1972. Pela noite, o filme surgiu-me no AXN. Fiquei a vê-lo pela madrugada. Continua uma delícia, 50 anos depois. 

Tirei esta imagem com legenda irónica do filme. À direita, surge Marlon Brando. Em destaque, elegantemente penteado como quase sempre acontece no seu perfil de “character” cinematográfico, na figura de um chefe da Mafia, aparece Richard Conte. Ao vê-lo, lembrei-me de uma série televisiva muito antiga, os “Quatro homens justos”. Ainda alguém se recorda disso?

5 comentários:

manuel campos disse...


"O Padrinho" é de 1972, a parte II de 1974 não lhe fica nada atrás, já a
parte III de 1990, sendo ainda um grande filme, já não é a mesma coisa.

Voltei a vê-los há uns meses porque comprei os três filmes nuns "saldos"
da FNAC (um deles é duplo) por uma quantia bastante simbólica (tinha umas cópias).
Assim fiquei com os originais ainda que não saiba bem para quê e para quem, mal imaginando que eram os últimos filmes que ía comprar lá, deixaram de vender DVD nas lojas físicas, pelos vistos só ocupavam espaço e já ninguém quer disso.

Os “Quatro homens justos” ser uma série de quem muita gente ainda se
recorde é boa vontade sua, aquilo é de 1959.

Anónimo disse...

Também com o fantástico Vittorio de Sica e Jack (Ponte do rio Kway) Hawkins.
Noutra geração!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Estive a ver a Parte II, o primeiro vi há uns meses.
Obras primas, sem dúvida.

jj.amarante disse...

Tenho uma memória muito vaga, existe no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hb6t5FSO12s, da altura recordo-me melhor da Bonanza e do Sir Lancelot.

Anónimo disse...

Que memória deliciosa, uma pérola do cinema…!

O futuro