sexta-feira, março 11, 2022

11 de Março


Hoje é dia 11 de março. Nesta mesma data, em 1975 (caramba, já há 47 anos!), ocorreu uma tentativa frustrada de golpe de Estado, liderada pelo general Spínola. Nessa mesma noite, reuniu-se uma Assembleia do Movimento das Forças Armadas, com uma configuração um tanto atípica. A Revolução sofreu uma aceleração. Há tempos, o historiador António Louçã e a RTP ouviram-me sobre alguns acontecimentos dessa data, que, de certo modo, testemunhei por dentro. Pode ver aqui.

1 comentário:

Lúcio Ferro disse...

A célebre golpada de Spínola. Sobre isso escreveu um jornalista alemão um livro que foi olimpicamente ignorado e Spínola, mais tarde (e ainda bem) reabilitado, tendo até sido, ele e Costa Gomes, chamados pelo Presidente Soares a pronunciarem-se sobre ulteriores matérias do regime democrático então consolidado, já na década de 1980. O Livro chama-se "A Descoberta de uma conspiração, a acção Spínola", ed. Bertrand, 1976.

Botão errado

Foi ontem à tarde, na Fundação José Saramago. A homenagem ao Nuno Júdice era no 4° andar. Distraidamente, carreguei no botão do 3° andar. Ia...