terça-feira, março 15, 2022

Sarilhada

Vou dizer o que pode ser tido como uma banalidade, mas que é o que sinceramente sinto: as decorrências do ataque russo à Ucrânia estão a começar a deslizar para o que pode ser uma grande sarilhada à escala global. Desejo estar a ser pessimista.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Concordo plenamente. Uma enorme sarilhada. E é incrível como só agora as pessoas se dão conta. Há muitas pessoas que ainda julgam que os EUA são o maior produtor mundial de cereais.
E o maior problema nem vai ser na Europa. O problema vai ser em África e no Sul da Ásia, que não podem passar sem o trigo produzido na Rússia. Vai haver muito mais gente a morrer de fome lá, do que a morrer na guerra na Ucrânia.
Por isso é urgente, não só acabar com a guerra, mas também reintegrar plenamente a Rússia e a Ucrânia na economia global.

Luís Lavoura disse...

No domingo ouvi dizer que a Autoeuropa, tal como outras fábricas de automóveis, pode parar, porque os carros alemães não podem ser produzidos sem as cablagens que eram importadas da Ucrânia.

Joaquim de Freitas disse...

Luis Lavoura tem razao: O preço dos alimentos aumentará, começando pelo trigo (Rússia e Ucrânia respondem por 25% das exportações mundiais de trigo). Isso pressionará muitos países com déficit alimentar no Oriente Próximo e no Sul Global, piorando a sua balança de pagamentos e ameaçando-os com a inadimplência das dívidas externas.

As exportações de matérias-primas russas podem ser bloqueadas pela Rússia em resposta à moeda atual e às sanções SWIFT.

Essa ameaça pode causar interrupções na cadeia de suprimentos de materiais estratégicos, incluindo cobalto, paládio, níquel e alumínio (cuja produção consome muita energia elétrica como custo primário – tornando o metal ainda mais caro).

Se a China decidir se ver como a próxima nação sob ameaça e se juntar à Rússia num protesto comum contra a guerra comercial e financeira dos EUA, as economias ocidentais sofrerão um sério choque.

O sonho de longo prazo dos guerreiros da Nova Guerra Fria dos Estados Unidos é quebrar a Rússia, ou pelo menos restaurar a cleptocracia gerencial de Yeltsin e dos Harvard Boys, com oligarcas buscando lucrar com as suas privatizações nas bolsas de valores ocidentais.

A OGAM (Petróleo, gás, mineração) ainda sonha em comprar o controle majoritário da Yukos e da Gazprom. Wall Street adoraria recriar o boom do mercado de acções russo. E os investidores da MIC (armas) estão antecipando alegremente a perspectiva de vender mais armas para trazer tudo à tona.

SARILHADA ? Palavra simples para o maior PAIOL DE POLVORA, desde a ultima guerra.

J.Tavares de Moura disse...

Não sei se está a referir-se ao mesmo, mas o que eu entendo que pode dar "uma grande sarilhada à escala global" é a tentativa da administração Biden, prosseguindo a estratégia iniciada por Trump, de querer envolver a China no conflito.

Os leaks para os media a partir de fontes oficiais do governo americano acerca de um pretenso apoio militar da China à Rússia, que foram desmentidos pelos chineses, visa fazer a UE alinhar com os US nessa estratégia. É uma aventura irresponsável que pode fazer escalar o conflito à escala global e que comporta elevados riscos para a paz.

Maduro e a democracia

Ver aqui .