quarta-feira, março 16, 2022

Odessa


A fotografia é da famosa cena do massacre na escadaria de Odessa, no filme mudo ”O Couraçado Potemkin”, de Serguei Eisenstein, de 1925. 

Vi o filme, creio que no Cinema Império, 49 anos depois de ter sido produzido. A cena é longa, mais de 10 minutos. Na parte final, a que a imagem se refere, um carrinho, com uma criança dentro, desce, descontrolado, através dos degraus, depois da mãe da criança ter sido alvejada. Lembro-me de que Eisenstein pontua o percurso do carrinho com imagens das pessoas abatidas.

A cidade ucraniana de Odessa, por essa e por outras razões de memória pessoal e da História da Europa, é uma das localidades do mundo que sempre me apeteceu conhecer - e que nunca visitei. Agora, vai ser difícil.

2 comentários:

Nuno Figueiredo disse...

Marienbad.

José Figueiredo disse...

Pois, meu caro Embaixador, eu também vi o filme de Eisenstein ainda antes do 25 de Abril, numa sessão preparada na FEUP (deve ter sido em 73). Quanto à escadaria propriamente dita tive a oportunidade de nela passar em Maio de 2013, antes, portanto, da revolução da Maidan. Passei duas semanas na Ucrânia e visitei Kiev (Kviv). Lvov (Lviv), Odessa, Sebastopol e Ialta. Eu, que vivo em Braga, lembrei-me agora de um antigo treinador de andebol do SCBraga, Alexander Donner, ser natural de Lviv.
José Figueiredo

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...