segunda-feira, março 28, 2022

Violência pública

Sei que a questão é incómoda, mas estou convicto de que a relativa compreensão com que foi acolhida a bofetada dada por um ator a um apresentador, que teria ofendido a sua mulher, durante a cerimónia dos Óscares, não aconteceria se a cor de pele dos intervenientes fosse diferente entre si.

6 comentários:

Flor disse...

Exibicionismo!!

João Cabral disse...

Assino por baixo.

Lúcio Ferro disse...

Sobre o assunto escrevi a 'quente' o seguinte:

Sinais
Na entrega dos Óscares de ontem, o comediante/apresentador Chris Rock fez uma anedota (eventualmente de mau gosto) sobre a mulher de Will Smith. Este não gostou, subiu ao palco e zás, sem uma palavra agrediu o apresentador. O que vai acontecer a Smith? Absolutamente nada, na verdade, passada uma hora, Smith recebia um óscar. A agressão teve lugar num palco público para milhões de pessoas, fora as centenas no interior do edifício. Smith pediu desculpa à Academia mas não a Chris Rock. Resta saber o que teria feito Smith se o outro tivesse proferido a graçola numa ambiente menos público. Teria Smith espancado Chris Rock até à morte por uma piada? Eu ainda sou do tempo em que qualquer coisa deste género, este exemplo do recurso à mais vil das violências, seria seriamente punido, no mínimo com a remoção do prémio. Mas o mundo mudou, defender a 'honra' de uma dama ou de outras 'damas' ao murro é o novo (velho) paradigma americano. E hoje até se faz às claras e com direito a gala(s).

Mal por Mal disse...

No Brasil tem uma boca foleira que resolve a discussão destes casos da seguinte maneira:

"Eles são branco, sintendam"

aguerreiro disse...

Não sei por quê mas fez-me lembrar o Mamadu a encaixar um tabefe da polícia ou o loução a levar uma chinfalhada da Guardua Civil

João Cabral disse...

«Mal por Mal disse...
No Brasil tem uma boca foleira que resolve a discussão destes casos da seguinte maneira:
"Eles são branco, sintendam"»

A expressão é largamente usada em Portugal (também existe a variante com "pretos").

O futuro