segunda-feira, julho 15, 2019

Racismo e preconceito

Por detrás do conceito cumulativo austeniano, ficou muito evidente persistir por aí um mundo sinistro, de que agora começa a falar-se um pouco mais, em parte graças ao “infamous” artigo de Fátima Bonifácio. Feitas as contas, a publicação do texto acabou por ter algumas virtualidades. Desde logo, porque provocou o “outing” de um certo reacionarismo cavernícola, que logo acorreu a desculpabilizar a senhora e a colar-se-lhe à diatribe, alguns com o expectável “não, mas”, não fosse alguém confundi-los com o outro lado da barricada. E, claro, deu imenso gozo ver a hipocrisia de alguma dessa gente a levá-la a agarrar-se à liberdade de expressão como âncora argumentativa, como se fosse essa a preocupação maior de quem tem o autoritarismo como linha de vida e a democracia como mero empecilho conjuntural. Mas o mais interessante - de verdade! - foi assistir ao incómodo que o artigo de Bonifácio provocou em algumas áreas de direita que, nem por o serem, deixam de estar legitimamente preocupadas com os valores e os princípios que uma meridiana decência obriga a cultivar. Quero com isto dizer que DB, isto é, Depois de Bonifácio, confesso que acabei por ficar com muito melhor impressão de alguns setores conservadores, que se sentiram obrigados a vir a terreiro distanciar-se daquela barbaridade em forma de artigo. A tolerância é um valor global, que, em gente de bem, é transversal às ideologias.

6 comentários:

Carlos Diniz disse...

Máxima de Evelyn Beatrice Hall, erroneamente atribuída a Voltaite.

«Eu desaprovo o que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo».

Carlos Diniz disse...

Mais preocupado com as atoardas de uma Bonifácio qualquer, fico eu quando o primeiro ministro usa a cátedra da televisão para mentir despudoradamente.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/costa-diz-que-a-taxa-de-juro-da-divida-portuguesa-baixou-de-4-em-2015-para-05-em-2019-verdade-ou-falsidade#vhs-mQvFFnsuAeTw7teEQd0O

O senhor embaixador não tem nada a dizer sobre o assunto?

Anónimo disse...

Já não será o caso de João Miguel Tavares, basta ler o que escreveu sobre "os Zulus que não foi por acaso que dali não saiu o autor de Romeu e Julieta, ou que não foi igualmente por acaso que o IPhone não foi inventado por um português".
E, todavia, foi o homem que Marcelo PR foi buscara para o 10 de Junho (o mesmo Marcelo que quis ir à tomada de posse de Bolsonaro e que quer trazer Trump até cá, certamente para falar de Ambiente, fecho de fronteiras, entre outros tópicos em que ambos, supostamente, divergem).
Voltando a JMT, é mais um daqueles proto-fascistas que por aí navegam, nesta nossa espantosa Democracia.
a)Jorge Albuquerque

Anónimo disse...

Eu cá acho que devia de haver quotas para diplomatas. Que raio! É tudo branquela? O Portugal fantástico, multirracial, multicultural, onde não há população autóctone (segundo Daniel Oliveira, somos todos roxos desde o tempo do Afonso - o Henriques, só tem diplomatas brancos?

Fará Seixas da Costa parte de uma máquina racista? Quantos embaixadores ciganos se arranjam? E pretos - perdão, negros -, não há? Todos os embaixadores junto das ex-colónias deviam ser pretos - perdão, negros -, isso é que estava correto! Quotas, já!

Anónimo disse...

E qual é a parte da responsabilidade de J M . Tavares em não termos inventando o I phone?

Anónimo disse...

"Desde logo, porque provocou o “outing” de um certo reacionarismo cavernícola, que logo acorreu a desculpabilizar a senhora e a colar-se-lhe à diatribe, alguns com o expectável “não, mas”, não fosse alguém confundi-los com o outro lado da barricada."

"A tolerância é um valor global, que, em gente de bem, é transversal às ideologias."


Em democracia e não numa republica democrática, em que ficamos quanto à tolerância?
Ou é tudo blá blá blá.

E....o que será hoje "gente de bem" pelos exemplos dos políticos e figuras públicas e afins??
Ou será só "gente de bem" quem possui ideologias.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...