Como é sabido, há ainda por aí alguns cromos que não acreditam que o homem tenha ido à lua, em 1969. Isso recordou-me um episódio anedótico anterior, passado em Portugal.
Estávamos em 1957 e a União Soviética anunciara a colocação em órbita do seu primeiro satélite, o Sputnik.
Este primeiro passo na aventura espacial, hoje considerado decisivo para tudo o que se lhe seguiu, não foi muito bem visto pelos sectores oficiais portugueses. Qualquer êxito comunista era um engulho para o regime salazarista.
Ora dava-se o caso de que, nesse ano de 1957, uma voz da “ciência” portuguesa, o astrofísico professor Varela Cid, haver concluído uma “teoria” sobre o tema que muito agradou ao regime.
E assim, na nascente RTP, num programa em direto, com direito a um quadro negro de explicações a giz, desenrolou-se a demonstração, feita pelo “sábio” luso, da "impossibilidade" prática de um satélite poder ser posto em órbita... sem cair por aí abaixo! Não há limites para o ridículo.
6 comentários:
Que interessaria isso, se o abalizado Eurico da Fonseca, no extinto "Diário Popular", contava oportunamente toda a história sem invenções que agradavam ao regime? Haja memória.
De facto há comentários anónimos insultuosos...!!! Porém, Senhor Embaixador, a moderação deles não é da responsabilidade do Blogger. Cumprimentos portugueses.
Coitado do Sr. Varela Cid. Enfim, fazer figuras tristes por ordens superiores não deve ter começado com esse episódio, nem deve ter terminado por aí. E ainda hoje há adeptos da teoria da Terra plana. Isso é o que chamo verdadeiros conservadores.
PhD lusitanos,
E o mesmo que prestar atencao a Bonifacio M. PhD de Lisboa quando analiza Racismo ( branco). Qando o que se passa e racismo Preto.
Bonifacio, quanto a historia politica 1800- 1930 esqueceu se do factor geografia.
Bonifacio tambem ignorou as conversas de Karl Marx e Abrham Linconln circa 1864 Durante a guerra civil Americana.
Enviar um comentário