terça-feira, julho 30, 2019

Na lua


Como é sabido, há ainda por aí alguns cromos que não acreditam que o homem tenha ido à lua, em 1969. Isso recordou-me um episódio anedótico anterior, passado em Portugal.

Estávamos em 1957 e a União Soviética anunciara a colocação em órbita do seu primeiro satélite, o Sputnik. 

Este primeiro passo na aventura espacial, hoje considerado decisivo para tudo o que se lhe seguiu, não foi muito bem visto pelos sectores oficiais portugueses. Qualquer êxito comunista era um engulho para o regime salazarista.

Ora dava-se o caso de que, nesse ano de 1957, uma voz da “ciência” portuguesa, o astrofísico professor Varela Cid, haver concluído uma “teoria” sobre o tema que muito agradou ao regime. 

E assim, na nascente RTP, num programa em direto, com direito a um quadro negro de explicações a giz, desenrolou-se a demonstração, feita pelo “sábio” luso, da "impossibilidade" prática de um satélite poder ser posto em órbita... sem cair por aí abaixo! Não há limites para o ridículo.

6 comentários:

João Cabral disse...

Que interessaria isso, se o abalizado Eurico da Fonseca, no extinto "Diário Popular", contava oportunamente toda a história sem invenções que agradavam ao regime? Haja memória.

Pedro F. Correia disse...

De facto há comentários anónimos insultuosos...!!! Porém, Senhor Embaixador, a moderação deles não é da responsabilidade do Blogger. Cumprimentos portugueses.

António disse...

Coitado do Sr. Varela Cid. Enfim, fazer figuras tristes por ordens superiores não deve ter começado com esse episódio, nem deve ter terminado por aí. E ainda hoje há adeptos da teoria da Terra plana. Isso é o que chamo verdadeiros conservadores.

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

PhD lusitanos,
E o mesmo que prestar atencao a Bonifacio M. PhD de Lisboa quando analiza Racismo ( branco). Qando o que se passa e racismo Preto.

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

Bonifacio, quanto a historia politica 1800- 1930 esqueceu se do factor geografia.

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

Bonifacio tambem ignorou as conversas de Karl Marx e Abrham Linconln circa 1864 Durante a guerra civil Americana.

Obrigado, António

O dia em que é anunciado um novo governo é a data certa para dizer, alto e bom som, que entendo ter sido um privilégio ter como primeiro-min...