quarta-feira, janeiro 30, 2019

Os anos da Tabela

A Tabela Periódica dos Elementos faz 150 anos. Há por todo o mundo grandes comemorações, pelas ruas e escolas (como se vê na imagem). Conheci a tabela quando era ela bem mais nova: tinha apenas 100 anos...

Em 1968, fui estudar Engenharia Eletrotécnica para a universidade do Porto. Uma das cadeiras, logo do 1° ano, era Química Geral, ministrada por Vasco Teixeira, ao tempo dono da Porto Editora. Logo nas primeiras aulas, foi-nos apresentada a Tabela Periódica. O que era? Era uma listagem das largas dezenas de elementos químicos existentes no universo que ia sendo conhecido, num gráfico com os símbolos de duas letras.

Concluí a cadeira com uma nota baixa. Até tarde, nunca tive grande consciência da importância objetiva da tabela, que também era conhecida como de Mendeleev. Hoje percebo bem melhor o sentido daquela ordenação, a importância e simbologia prospetiva do seu arranjo gráfico, revelador de afinidades e prenunciador de descobertas futuras. A tabela é o “eixo” de toda a Química contemporânea.

Um dia de 1967, estava eu no café “Piolho”, com a Tabela em frente e a “sebenta” aberta (estudávamos por uma “Quimica General”, livro espanhol do premiado do Nobel, Linus Pauling, e por uns apontamentos comprados num primeiro andar, em frente da Leitaria Quinta do Paço), quando se sentou à mesa um colega, já mais adiantado no curso. 

Na conversa que se seguiu, veio à baila a Tabela. Na minha inconsciência, expressei a minha perplexidade quanto à real utilidade prática da mesma. Esse colega “esclareceu”: “Também nunca percebi, mas a Tabela tem-me dado um jeitão!”. Fiquei surpreendido, e ele logo explicou: “Para as palavras cruzadas: o Cobalto é CO, a prata é AG, o sódio NA. A Tabela é utilíssima...” 

O velho Mendeleev é capaz de ter morrido sem saber desta utilidade “marginal” da sua famosa tabela...

3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe Sr. Embaixador , se entrou para o 1o ano da Faculdade em 1968 , como é que em 1967 já estava no « piolho «  a estudar a dita tabela ... Há sobredotados , mas adivinhos ... de tabelas , nunca tinha ouvido falar .

Anónimo disse...

São as opções da vida que nos levam, por vezes, pelo caminho certo.
Ganhamos um brilhante embaixador, exímio na arte da diplomacia e na obtenção de consensos na resolução global de questões e não atento à evidenciação de pormenores, sem peso próprio, passe o pleonasmo.
E perdemos um engenheiro, provavelmente insatisfeito, e com dificuldade na precisão dos dados. De pormenor, certamente.
Um abraço

Anónimo disse...


Quando, no Brasil, tive que decorar a tabela periódica, o meu professor de Química deu-nos umas mnemónicas bastante úteis, das quais só me lembro das duas primeiras: H Li Na K Rb Cs Fr - "Hoje li na capa da revista coisas francesas" // Be Mg Ca Sr Ba Ra - " Bela Magnólia casou com o Senhor Barata".


Luís Quartin Graça

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...