segunda-feira, janeiro 21, 2019

A arte dos inspetores


Ontem, ao ver o grande ator cómico Rowan Atkinson a desempenhar o papel “sério” de Maigret, numa nova série televisiva, não pude deixar de me lembrar do tempo em que Raul Solnado também interpretou um inspetor, na “Balada da Praia dos Cães”. Um grande ator é sempre um grande ator.


6 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade, a versão inglesa martelou os postos da investigação criminal inglesa sobre os da judiciária francesa. Só isso explica que o comissário Maigret venha transformado em inspector-chefe, como os Barnabys de Midsummer Murders.

E Elias Santana, vulgo "o Covas", d'A Balada da Praia dos Cães, também era chefe-de-brigada e não inspector. Ao tempo, era o posto abaixo do de inspector que viria entretanto a ser renomeado como subinspector. A designação inspector passou entretanto para a base da carreira da nossa PJ.

vitor disse...

Sem dúvida. Também gostei de assistir aos dois episódios. Assim como uma grande personagem literária também é sempre uma grande personagem literária. No caso o Comissário Maigret de Georges Simenon. Já na televisão confesse que as interpretações de Maigret que mais me marcaram foram sem dúvida as de Jean Richard e o seu Renault 16 nos idos da RTP. Que bom era uma reposição. E dos também incontornáveis Rupert Davies na BBC e mais recentemente Michael Gambon na Granada Television. Como se pode ver a Fox Crime também tem muito por onde escolher. Inclusive a RTP 2, talvez com as adaptações italianas que nunca tive oportunidade de ver. Já ontem era tarde.

https://www.trussel.com/maig/maigfilm.htm

Anónimo disse...

Custa-me encaixar o Mister Bean no Comissário Maigret. Pode até ser o melhor ator do mundo... Portanto, este preconceito vai de certeza fazer-me perder uma excelente série. Paciência. De qualquer forma, a minha série dos maigrets está já toda a rodar na minha cabeça com a leitura das dezenas que já li (acho que já me faltam poucos, daqueles da saudosa coleção vampiro)

Anónimo disse...

Ah, e muito respeitinho. O Maigret, como já aqui se disse, era comissário, Monsieur Commissaire Divisionaire, para ser mais preciso.

Jaime Santos disse...

Obrigado pela sugestão. Sim, um grande ator é um grande ator, mas como não há provavelmente nada mais difícil do que fazer rir, os grandes atores de comédia estão seguramente entre os maiores. Para Atkinson, isto foi provavelmente um passeio no parque. E, já agora, bastante mais engraçado que o Mr. Bean (na minha modesta opinião) foi o saudoso 'The Blackadder', com Hugh Laurie e Stephan Fry como 'sidekicks' de Atkinson, entre outros...

dor em baixa disse...

A obra de José Cardoso Pires é boa. O realizador do filme baseou-se nela mas criou algo de diferente. Também boa. A interpretação de Raul Solnado foi uma surpresa muito agradável.
Situação semelhante ocorreu, na minha opinião, com o filme "Cerromaior", de Luis Filipe Rocha, extraído do romance com o mesmo título, de Manuel da Fonseca. Com laivos de originalidade, não desmereceu, acrescentando-lhe um colorido mais difuso.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...