quinta-feira, janeiro 17, 2019

A “monarquia” do Norte


Morreu em 1925, com 52 anos. Chamava-se António Emílio da Costa e era meu avô. 

Na família do meu pai, sobreviveu para sempre um grande orgulho pelo facto desse republicano maçónico ter combatido, de arma na mão, a tentativa “talassa” de restaurar o regime que, quase nove anos antes, havia caído na Rotunda. E ganhou.

Há precisamente 100 anos, teve lugar essa tentativa de golpe contra a República, que ficou conhecido pelo nome, quase irónico, de “monarquia” do Norte. E que falhou, claro.

8 comentários:

Anónimo disse...

O bigode é postiço, certo?

Anónimo disse...

Caso tivessem vencido, Portugal não teria passado por tantas agruras republicanas. Lamentável a vitória. No Brasil em 1889 com o golpe de Estado político-militar, acabamos com a monarquia e se instalou a bagunça e a roubalheira. Em 67 anos a monarquia construiu mais vias férreas, que a república em 129 jamais construiu, além de destruir, boa parte. República para quê????

Luís Lavoura disse...

Não morreu cedo, não. Antes dos antibióticos, era perfeitamente normal morrer-se aos 50 anos de idade, ou mesmo menos. A morte as 30, 40, 50 anos de idade nada de excecional tinha, em tempos passados da história da humanidade.
O irmão mais novo do meu pai morreu aos 21 anos de idade, esse sim cedo, eletrocutado ao trocar uma lâmpada fundida.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Honras lhe sejam prestadas!
E a descendência comprova a sua grandeza.

Anónimo disse...

Infelizmente !

Anónimo disse...

E era casado com uma Filomena?

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1125615

Anónimo disse...

Fica aqui uma conversa sobre a Monarquia do Norte

https://observador.pt/videos/conversas-2/monarquia-do-norte-a-revolta-em-que-os-monarquicos-perderam-de-vez/?fbclid=IwAR2PNRD7wkmzGUcgicSA1nwzQacE-VyZwMbKZs2p_2So8mWEyrVhPSSI0fQ

ATENÇÃO!!! Embora um dos participantes seja um histórico socialista (Jaime Gama), a conversa é promovida por um "jornaleco digital proto-fascista a caminho da falência". ATENÇÃO às mensagens subliminares. Se nos dias seguintes começarem a sentir comichão no braço direito vão logo ao médico!

Anónimo disse...

Que mau serviço prestou à Pátria esse seu avô... Da república anárquica para a república do estado novo, passando para o triste estado em que nos encontramos...

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...