quinta-feira, setembro 17, 2020

Zé de Bragança


Zé de Bragança é o pseudónimo que o advogado José Luis Seixas (não, não é parente!) utiliza, desde há muitos anos, para escrever deliciosas crónicas na imprensa. 

São notas do quotidiano e reflexões sobre a sociedade portuguesa, com muito humor e ironia, servidas por uma excelente escrita - culta, rica, ritmada, apelativa. Corajoso na afirmação das suas ideias, muitas das quais fora do “mainstream” do “politicamente correto”, com caricaturas fortes de algumas figuras e figurões da praça, os textos são um retrato, num tom que nem por ser divertido deixa de ser sério, sobre o Portugal que por aí anda. 

Vivendo em Lisboa, com Bragança no coração, o Zé Luís, aliás, o Zé de Bragança, tem um olhar sempre empenhado, e por isso também sofrido, sobre a sociedade em que vivemos - da política ao futebol, dos costumes às ideias em voga.

Agora, decidiu juntar alguns desses textos num livro editado pela Horizonte, prefaciado por Isabel Stilwell, que ontem foi lançado, embora sob fortes restrições pandémicas, no belo jardim do Palácio Galveias. 

Tive um imenso gosto de intervir, ao lado do professor Ernesto Rodrigues, na apresentação deste livro do meu querido amigo José Luís Seixas.

(Quem tiver interesse em ler o texto da minha apresentação pode fazê-lo aqui.)

3 comentários:

Miguel Félix António disse...

Senhor Embaixador,

Bem podia deixar aqui a sua bem humorada intervenção com que ontem nos deleitou nesta apresentação.

Gostava muito de a relembrar!

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Miguel. Aqui vai o link, que também pode encontrar no texto : http://ou-quatro-coisas.blogspot.com/2020/09/apresentacao-de-sem-papas-na-lingua.html . Fortecabraço

Miguel Félix António disse...

Muito obrigado, um abraço.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...