sexta-feira, setembro 18, 2020

Conselho sobre a pandemia

Creio nunca por aqui ter dado o menor bitaite sobre o modo de encarar a pandemia. 

Hoje decidi romper com essa atitude e oferecer, finalmente, um conselho técnico: cuidem-se!

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda quero ver o que é que dá o reinicio do ano escolar. É evidente a inabilidade e a frouxidão das autoridades e do governo para gerir a situação. Já não falo dos investimentos que deviam fazer em material, novas salas, turmas mais pequenas, mais professores e mais funcionários, investimentos que não fazem, porque estão "falidos". Falo das coisas mais simples, como o uso de termómetros ou o uso obrigatório da máscara. Vão sempre atrás do prejuízo.

Corsil Mayombe disse...

Parafraseando o tio Célito:

C'os diabos,isso é mau!



Luís Lavoura disse...

Cuidem-se, os velhos.
Os outros, ou seja, 80% da população, não precisam de se cuidar.

(Facto fundamental sobre a covid-19: exceção feita a pessoas obesas, hipertensas, diabéticas, ou imunossuprimidas, a covid-19 não atinge, a não ser eventualmente com sintomas ligeiros e rapidamente evanescentes, pessoas com menos de 65 anos de idade.)

josé ricardo disse...

Muito bem, caro embaixador. Pelos vistos, as extraordinárias conferências de imprensa do primeiro-ministro a respeito da pandemia, dando conta das não menos extraordinárias decisões do extraordinário Conselho de Ministros limitado a algumas extraordinárias cabeças, pelos vistos, dizia, a coisa pega-se. Haverá vacina para isso?

Cícero Catilinária disse...

Lá vai o Sr. Embaixador "levar" com o amigo Lavoura!

Anónimo disse...

O que mais se pode dizer?, tem toda a razão está visto que cada um tem que olhar por si...

alvaro silva disse...

E podia ter acrescentado: Abifem-se. Avinhem-se e afastem-se (das concentrações de cidadãos, vilões ou aldeães)

Anónimo disse...

A imunidade de grupo é um estado de proteção de uma população contra uma doença infeto-contagiosa, que limita a sua disseminação.

A imunidade de grupo é possível de duas formas:
- Por vacinação
- por imunidade natural após ter sido infetado.

A percentagem da população que deve estar imune para interromper as cadeias de transmissão é de 80% a 90%. A probabilidade de alguém não imune, contactar com alguém infetado, que o contagie é reduzida.

Dizem que o SARS-COV-2 existe e que a Covid-19 anda por aí. Para os serviços de saúde manterem a sua capacidade de resposta, temos de ser responsáveis imitando as boas práticas.

- O distanciamento físico sempre que possível, continuando a nossa vida.

O que mais importa e uma vez que já aprendemos a lavar as mãos: usar máscara em todos os espaços fechados.

Vai chegar a vez a muitos, temos é de ser poucos de cada vez.
O SARS-COV-2 não pensa...

Anónimo disse...

Sobrescrevendo o referido pelo anónimo do dia 18 de setembro pelas 17.04, só falta dizer que o frenesim com que foi publicitado o conselho de ministros extraordinário e o resultado foi tão "poucochinho" e "a montanha pariu um rato"! Enfim

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...