sábado, abril 25, 2020

De que lado estavas, no 25 de Abril?


A ideia de que o 25 de Abril foi “de todos” é uma balela: o 25 de Abril fez-se contra muita gente, que tem nomes e que eu não esqueço.

A liberdade hoje é de todos, mas a luta pela liberdade foi só de alguns.

6 comentários:

sts disse...

25 sempre.fascismo nunca nunca mais.

Anónimo disse...

SEM DÚVIDA! E ainda hoje, aqueles que são contra Abril - o mesmo 25 de Abril que lhes permite criticá-lo, por ser uma Democracia e, como todas as Democracias,são superiores às Ditaduras ou seus envergonhados apoiantes - não têm a coragem de dizer porquê. Mas, aproveitam-se de Abril, para tentar acabar com ele.
Não o conseguirão. Porque, extraordinariamente, este nosso povo prefere Democracia à Ditadura ou a quem disfarçadamente a quer impor...via eleições.

Anónimo disse...

"O 25 de Abril fez-se contra muita gente" e sobretudo (só) por alguma gente.
Depois, já a decorrer, notou-se, claramente, que era mesmo de muita gente.
PS - Aonde estava o Sr. Eduardo?. Estava fardado a arriscar a vida?.

Anónimo disse...

Quando uma data é feita por muita gente contra o interesse de muita gente, percebe-se como a celebração ad eternum da data é uma mera birra política de uns contra os outros.

Anónimo disse...

Ilustre embaixador! o que diz aplica-se a tudo e a todas as conquistas, ou não? A luta foi pela liberdade de todos, embora tivesse tido , como tudo, os seus custos ( mais para uns do que para outros) e importa, já agora, colocar uma questão importante, quantos dos que ocupam e ocuparam cargos de destaque, eram beneficiários do antigo regime...? Pois é, bom fim de semana

António disse...

Não foi feito contra mim. Tenho motivos pessoais, familiares, para odiar o regime deposto no 25 de Abril de 74. Dito isto, não consigo fechar os olhos ao muito que está errado neste regime.

O comandante

As ordens, nessa manhã de há precisamente 50 anos, tinham sido claras: os portões da unidade ficavam fechados e ninguém entrava sem uma auto...