terça-feira, abril 14, 2020

Maria de Sousa (1939-2020)


Morreu hoje, vítima do vírus que por aí anda, a cientista Maria de Sousa, uma grande figura da investigação portuguesa, com projeção internacional.

Conheci-a há uns anos, quando ambos fizemos parte do júri do Prémio Universidade de Coimbra. Cruzámo-nos depois algumas vezes mais, guardando dela uma imagem de fina inteligência e um humor delicado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Andamos a passar por cima do número de mortos, que são muitos ( tendo em conta os infectados) com uma insustentável leveza, como se quase 600 fosse uma banalidade. E como a maioria são velhos, ainda importa menos. Por acaso faleceu esta senhora conhecida. E quantos idosos de inegável qualidade e com projectos para a vida se terão apagado antes do tempo? A propósito, sinto cada vez menos confiança nos "porta-vozes" da DGS, que passam pelo número de vítimas mortais com alguma ligeireza (invocando logo, com pressa, as pouco esclarecedoras percentagens). Da DGS só lá esta a directora, devidamente enquadrada ora pela ministra ora pelo secretário de estado. Este, apesar do seu low profile, já citou, por sinal, e por diversas, "o senhor primeiro-ministro". Não resiste à louvaminha e à pequena engraxadela. Aquela veio com a conversa dúbia das máscaras ( que é recomendável em espaços fechados..).

Anónimo disse...

Vale a pena ler o texto de hoje de Manuel Heitor sobre ela.
E reler a entrevista conjunta a Sobrinho Simões e Maria de Sousa.
Gente muito superior…
Nos tele jornais, uma ridícula nota de roda pé.
E, em notícias que vi na net, referiam pertencer ao júri do prémio Pessoa…
É este o país que temos, uma tristeza…

Anónimo disse...

Caro Francisco

Recebi-a em Paris. Era de uma simpatia profunda. Deixou-me a brilhante comunicação dela, dedicada s autografada, a meu pedido. Esteve lá com outra inteligência superior, Fernando Lopes da Silva, que partiu há um ano, e com Fernando Tomé, também querido Amigo e professor em Paris, felizmente ainda connosco.

Um abraço

JPGarcia

Cidália Ferreira disse...

Uma grande perda!
Paz à sua Alma!
-
Segue o meu imaginário ...
-
Beijos e uma excelente noite!
"Protejam-se"

Vou ler isto outra vez...